Chester Barnard Eficiência Eficácia e Interação

0
489

Última Atualização 19 de janeiro de 2022

Chester Barnard, considerando os conceitos de eficiência e eficácia na interação entre pessoas e organização, afirma que enquanto a eficiência é um conceito associado ao alcance dos objetivos individuais, a eficácia é um conceito associado ao alcance dos objetivos organizacionais.

Segundo ele, “toda pessoa precisa ser eficiente para satisfazer as suas necessidades individuais mediante a sua participação na organização, mas também precisa ser eficaz para atingir os objetivos organizacionais por meio da sua participação”. Ainda, para o autor, “a parcela maior de responsabilidade pela integração desses objetivos recai sobre a alta administração”.

Nesse sentido:

▪ EFICIÊNCIA: alcance de objetivos individuais (melhores salários, promoção);

▪ EFICÁCIA: alcance dos objetivos organizacionais (maior produtividade, crescimento da organização); e

▪ EFETIVIDADE: as pessoas buscam satisfações pessoais e as organizações têm necessidades para atingir sua missão.

BARNARD, C. I.. As funções do executivo. São Paulo: Atlas, 1971.

QUESTÃO CERTA: A eficácia no comportamento interpessoal significa que o servidor não pode se interpor, em atitude de cunho pessoal, ante os interesses coletivos sem risco de comprometer a eficácia e a segurança da realização do serviço do atendimento, da prestação pública.

Chester Barnard: estabeleceu uma distinção entre eficiência e eficácia quanto aos resultados da interação entre pessoas e organização.

Eficiência: alcance de objetivos individuais (melhores salários, promoção);

Eficácia: alcance dos objetivos organizacionais (maior produtividade, crescimento da organização – no caso em questão, os interesses coletivos).

QUESTÃO ERRADA: Chester Barnard estabeleceu uma distinção entre eficiência e eficácia quanto aos resultados da interação entre pessoas e organização. Para ele, toda pessoa precisa ser eficaz para alcançar a satisfação dos interesses individuais.

[…] A cooperação se origina de uma necessidade individual de cumprir propósitos em um sistema cambiante em que vários elementos biológicos, psicológicos e sociais estão combinados. O executivo precisa ter eficácia, isto é, alcançar os objetivos da organização que dirige, e agir com eficiência, ou seja, satisfazer seus motivos individuais, na medida em que tenta realizar os objetivos de sua organização.

Creio que o trecho destacado em verde explique um pouco o erro da assertiva (que é a troca da palavra EFICIENTE por EFICAZ). Espero ter ajudado.

EFICIÊNCIA: alcance de objetivos individuais (melhores salários, promoção);

EFICÁCIA: alcance dos objetivos organizacionais (maior produtividade, crescimento da organização);

QUESTÃO CERTA: Chester Barnard: Estudo dos executivos no desempenho organizacional e introdução da reflexão ética no comportamento das organizações.

QUESTÃO CERTA: Chester Barnard, em desacordo com os ensinamentos da Escola Clássica, desenvolveu uma Teoria da Autoridade, observando como as ordens, de maneira geral, são desobedecidas e criou sua própria definição de autoridade, que envolve dois aspectos. Quanto a esses aspectos, marque a opção correta: Aspecto subjetivo – a pessoa aceita ou não a comunicação como ordem.

Advertisement

O conceito de autoridade envolve dois aspectos: aspecto subjetivo, pelo qual a pessoa aceita ou não a comunicação como uma ordem; e aspecto objetivo, que é o conteúdo que faz com que a comunicação seja aceita como ordem.

QUESTÃO CERTA: Chester Barnard desenvolveu uma teoria a respeito da autoridade que se contrapõe aos ensinamentos da Teoria Clássica. Para ele autoridade é um fenômeno psicológico em que um subordinado pode aceitar e aceita uma ordem como autoritária quando quatro condições ocorrem simultaneamente, que são: quando o subordinado pode compreender a ordem; é mental e fisicamente capaz de cumpri-la; não julga incompatível com os objetivos da organização; e não julga incompatível com seus objetivos pessoais.

QUESTÃO CERTA: Segundo Chester Barnand, um dos primeiros teóricos a enfatizar a organização como um sistema social, as pessoas, para alcançarem seus objetivos, não atuam isoladamente, mas mediante interações com outras pessoas.

QUESTÃO CORRETA: Para Chester Barnard, na interação entre pessoas e organização, há uma importante distinção entre eficiência e eficácia quanto aos resultados; conceitos associados, respectivamente, ao alcance dos objetivos individuais e dos organizacionais. A parcela maior de responsabilidade pela integração desses objetivos recai sobre a alta administração.