Última Atualização 8 de junho de 2021
Você sabe quais são os “estilos de decisão”? Sabe quais são as suas características? Se não faz a menor ideia, vamos aprender sobre elas.
O modelo sugere que as pessoas diferem segundo duas dimensões: em seu modo de pensar (algumas são lógicas e racionais, outras são intuitivas e criativas) e em sua tolerância à ambiguidade, são eles:
(1) Estilo diretivo: Pessoas que adotam o estilo diretivo têm baixa tolerância à ambiguidade e preferem à racionalidade;
(2) Estilo Analítico: As que adotam o estilo analítico enfrentam a ambiguidade procurando mais alternativas;
(3) Estilo Conceitual: Indivíduos que utilizam o estilo conceitual consideram o “quadro maior” e analisam várias alternativas;
(4) Estilo Comportamental: Os que adotam um estilo comportamental trabalham bem em grupo e são receptivos a sugestões.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO ERRADA: os indivíduos com estilo analítico tendem a ter uma visão bastante ampla das coisas.
FGV (2019):
QUESTÃO CERTA: O processo decisório organizacional é influenciado pelas características individuais dos decisores, que têm diferentes estilos de decisão. Administradores que privilegiam decisões técnicas e racionais, com base em dados objetivos e muitas informações, considerando múltiplas alternativas e buscando soluções complexas para os problemas, são decisores de estilo: analítico.
FCC (2016):
QUESTÃO CERTA: Entre as teorias comumente mencionadas nas literaturas relativas à liderança nas organizações, existe a Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca entre os possíveis comportamentos do líder, o: diretivo, que deixa claro o que espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
FCC (2018):
QUESTÃO CERTA: Durante uma reunião na Secretaria de Administração de um Estado, o Secretário tomou uma importante decisão acerca de metas orçamentárias do Planejamento Estratégico, com foco no longo prazo e com uma solução criativa e intuitiv a, pois a decisão considerou ampla perspectiva e estudou diversas alternativas. Diante desse contexto, o Secretário caracteriza-se por um estilo de tomada de decisão denominado: conceitual.
IADES (2015):
QUESTÃO CERTA: Os modelos de estilos de tomada de decisão que diferem uma pessoa da outra são o diretivo, o analítico, o conceitual e o comportamental. Em relação ao estilo analítico, é correto afirmar que pessoas com esse estilo possuem uma tolerância muito maior à ambiguidade, buscando, assim, muito mais informações e alternativas. Os dirigentes com esse estilo são mais bem caracterizados como tomadores de decisão, cautelosos, dotados da capacidade de adaptar-se ou de lidar com situações novas.
CESGRANRIO (2018):
QUESTÃO CERTA: Quando o administrador da empresa comparou o processo decisório de dois de seus subordinados, percebeu que X é mais lento para processar as informações, quase sempre demorando mais tempo para decidir do que Y, e que sua escolha final nem sempre é a melhor. Além disso, quando existe uma óbvia dimensão de risco associada à sua decisão, X sempre prefere assumir o risco. Dos diferentes estilos de tomada de decisões de X e Y conclui-se que enquanto Y tem estilo analítico, que o leva ao desejo de mais informações e à consideração de número maior de alternativas, X tem um estilo conceitual com alta tolerância à ambiguidade e uma visão ampla dos fatos.