Última Atualização 27 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A respeito do Ciclo de Shewhart ou PDCA e a melhoria contínua da qualidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A alternância entre o PDCA e o SDCA reflete a dinâmica do KAIZEN e seus eventos.
II. O SDCA retrata com fidelidade a etapa da melhoria incremental.
III. O PDCA representa as atividades que mantém o ciclo estável.
Assinale: se somente a afirmativa I estiver correta.
I) Certo. O ciclo PDCA e o SDCA devem se alternar para a melhoria contínua, pois o ciclo PDCA planeja a melhoria, executa, verifica e age corretivamente, enquanto o SDCA padroniza (standarize)
II) Errado. O PDCA é que realiza a melhoria incremental.
III) Errado. O SDCA é que busca estabilizar o ciclo através de padronização, para depois ser melhorado novamente em um ciclo PDCA.
QUESTÃO CERTA: Com relação à gestão da qualidade nas organizações, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(V) O Ciclo PDCA se apresenta como um método de melhoria contínua de processos.
(V) A variante SDCA parte do princípio da padronização de processos e metas a manter.
(F ) A variante PDSA passou a incluir a dimensão satisfação como meta dos processos.
As afirmativas são, respectivamente: V – V – F.
Não é satisfação, é study (estudar).
QUESTÃO ERRADA: Em um contexto de melhoria da qualidade dos processos, é aconselhável a utilização do processo SDCA, em que o planejamento é substituído pela estandardização e são atribuídos significados à meta padrão e aos procedimentos operacionais padrão da organização.
O planejamento é insubstituível. Quanto ao processo SDCA, ele é um plus para o PDCA. A diferença é que ao invés de planejar (p – plan) o SDCA irá padronizar o processo (s – standard). Ou seja, SDCA não substitui o PDCA.
QUESTÃO CERTA: No que se refere à gestão da qualidade total, assinale a opção correta: O SDCA (standard, do, check and action) é um método para a melhoria dos processos de uma empresa.
Um dos grandes desafios das empresas hoje em dia é manter processos e produtos padronizados para que se possa chegar ao maior índice de qualidade e produtividade com a menor perda possível. A melhor maneira de obter tais índices é a utilização de métodos de melhorias contínuas. Dentre os vários métodos, destaca-se o Ciclo PDCA (do inglês: Plan, Do, Check, Act) que se mostra eficaz e rápido na resolução de problemas.
Essa metodologia é uma maneira simples e eficaz de planejar, colocar em prática, controlar e agir sobre as falhas, para que se chegue à meta estabelecida e pode ser utilizada tanto para a manutenção (também chamada de SDCA, do inglês Standard, Do, Check, Action) quanto para a melhoria das diretrizes de controle de um processo.