Última Atualização 8 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: O ambiente de trabalho e os eventos que nele acontecem formam um conjunto de normas e de valores que caracterizam a organização e que são compartilhadas e transmitidas entre os seus membros. Conhecer como se dá a modulação dos comportamentos nesse contexto constitui um importante elemento de diagnóstico para a gestão. Para obter tal conhecimento recomenda-se: o diagnóstico da cultura organizacional por meio de instrumentos como: entrevistas e questionários.
QUESTÃO CERTA: Os processos de tomada de decisão, o tratamento concedido aos empregados e aos clientes e a forma de socialização de novos empregados são subsídios para elaboração do diagnóstico da cultura da organização.
De acordo com Chiavenato (1991), a Cultura Organizacional, também conhecida como Cultura Corporativa, é a reunião das partes que formam hábitos, normas, costumes, crenças estabelecidas, atitudes e experiências compartilhadas por todos os colaboradores da organização. A cultura em uma organização auxilia na descoberta e desenvolvimento dos processos e soluções para problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que estes pressupostos funcionem bem o suficiente para serem válidos, são passados da maneira certa de se perceber, pensar e sentir em relação aos problemas, ou seja, conforme a empresa visualize o bom funcionamento de normas, regulamentações e outras atitudes que venham agregar a sua cultura, a mesma é repassada aos seus funcionários e tornam-se fundamentais para a identidade da empresa. A base da cultura de uma empresa é determinada pela maneira como ela faz seus negócios e de como tratam seus clientes e funcionários, bem como o grau de autonomia e liberdade que existe em seu escritório ou em sua organização, levando em consideração o grau de fidelidade expressa por seus funcionários com relação à empresa.
QUESTÃO CERTA: Para diagnosticar a cultura de uma organização, o pesquisador deve utilizar técnicas múltiplas de coleta de dados, tais como observação, análise de documentos, técnicas qualitativas e técnicas quantitativas.
Para conhecer a Cultura Organizacional, Fleury (1990) considera necessário cumprir determinados passos:
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Identificar na empresa sua história: sua origem, o contexto, o papel do fundador na formação de sua identidade, os incidentes críticos por meio do tempo.
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Verificar as estratégias de socialização adotadas e ou desenvolvidas, que levam a geração do universo simbólico da empresa.
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Analisar as políticas e sistemas de Recursos Humanos em seu papel mediador.
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Mapear o sistema de comunicação formal e informal.
Ao analisar a Cultura Organizacional em grandes corporações, é comum encontrarmos referências às diferenças culturais existentes entre cultura corporativa e a de fábrica instalada em determinada região ou a específica de dada unidade de negócios, ou ainda, a predominante em certo departamento ou divisão e assim por diante.
A formação destas multiculturas é bastante influenciada pela formação da liderança na empresa