Departamentalização RKW

0
464

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: O sistema de custeio RKW, caracterizado pela apropriação tanto de custos do período quando de custos de produção dos produtos, realiza o que se pode chamar de custeio pleno ou total, dispensando, por isso, a departamentalização e demandando técnicas de rateio próprias, distintas das do custeio por absorção.

O Cespe erroneamente chama as despesas do período de “custos do período”, então a primeira parte da assertiva está correta.

O erro, portanto, está na parte final (“dispensando, por isso, a departamentalização e demandando técnicas de rateio próprias, distintas das do custeio por absorção”), dado que no custeio RKW também se usa a departamentalização e as técnicas do custeio por absorção.

Para quem gosta de fundamentação, vai aí, do Sílvio Sande:

O sistema RKW é uma variação do custeio por absorção que, além de contabilizar os custos fixos e os custos variáveis, abarca também as despesas fixas e variáveis. O sistema é simples: distribuem-se aos produtos os custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção

Advertisement
, e as despesas de vendas, administrativas, financeiras, etc. Com isto, a empresa chega ao total gasto na produção e venda dos produtos, considerando os gastos antes, durante e depois da produção. Nesse sistema, os custos e despesas são primeiramente atribuídos aos setores/departamentos de produção e, em seguida, alocados nos produtos