Forma realização escrituração contábil

0
341

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A forma de realização da escrituração contábil das empresas independe da legislação fiscal, ainda que o governo seja um dos usuários da informação contábil.

Gabarito CERTO Isso acontece porque as disposições contábeis da legislação fiscal só são aplicadas para o fim a que aquela lei determina (ex.: proibição do UEPS por abaixar o BC do IRPJ). O legislador tributário identifica na Contabilidade fatos cujos efeitos deseja anular. Além disso, introduz fatos novos, não contemplados pela Contabilidade, para produzir efeitos desejados pela tributação. Outra aplicação dessa premissa é a razão de haver dois livros distintos, um para calcular com base na lei societária (Livro Razão) e outro para calcular com base na legislação fiscal (LALUR).

Imagine se as demonstrações contábeis das empresas tivessem que se amoldar às diversas legislações fiscais

Advertisement
 que existem no Brasil!? Já pensou o caos?! Cada estado tem suas peculiaridades etc.

 Pensando nisso, entende-se que: 

 

Independente da legislação societária e fiscal, o contabilista é obrigado a cumprir as normas emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, estando sujeito às penalidades impostas pelo código de ética profissional. E mais, se as demonstrações se destinassem especificamente para cada usuário, não haveria a padronização das demonstrações…imagine a confusão. Seria MUITO mais difícil fazer auditorias, análise de demonstrações etc.