Follet e o Princípio de Grupo

0
1600

Última Atualização 28 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A coordenação é uma das atividades próprias do administrador no âmbito da estrutura organizacional. Nesse contexto, o fenômeno denominado “ajuste espontâneo”: se dá pela comunicação formal ou informal, entre os que são responsáveis pelas atividades na organização, situando-se no âmbito da contribuição voluntária entre eles.

QUESTÃO CERTA: Segundo Follett, os problemas enfrentados pelos gerentes das indústrias eram os mesmos dos administradores do serviço público: poder, controle, participação e conflito.

Tanto Follett como Barnard buscavam desenvolver os meios para integrar as pessoas e as organizações. Follett focalizou mais as pessoas e como elas podiam direcionar os seus esforços para os objetivos, Barnard estudou tanto a parte formal quanto a informal das organizações

QUESTÃO CERTA: No curso da evolução histórica da abordagem relativa às funções do administrador emerge, com os estudos de Koontz e O’Donnel, a importância da atividade de coordenação, a qual apresenta, como um de seus mecanismos: o denominado ajuste espontâneo, que se opera a partir de comunicações entre os que são responsáveis por determinadas atividades, sem envolver, necessariamente, subordinação.

PRINCÍPIO DO GRUPO

O Princípio do Grupo estava para ser a nova psicologia e foi desenvolvido para substituir as velhas ideias de que o indivíduo pensa, sente e age independentemente.

Follett concluiu que o princípio do grupo “a verdade individual é a verdade do grupo” e que “o homem não pode ter direitos fora da sociedade ou independente da sociedade ou contra a sociedade”.

Mary Follett continuou a tradição da Escola Clássica apregoando a existência de princípios gerais aplicáveis tanto à indústria como a qualquer tipo de organização. Segundo ela, os problemas enfrentados pelos gerentes das indústrias eram os mesmos dos administradores do serviço público: poder, controle, participação e conflito.

A coordenação era o núcleo central da administração, e ela chamou a atenção disto por meio de quatros princípios, são elas:

1. coordenação pelo contato direito – entre os diversos níveis na organização;

2. coordenação do processo de planejamento – que deve envolver os participantes desde o início do processo;

3. coordenação pelos relacionamentos recíprocos – em que todas a as partes influenciam e são influenciadas por outras partes;

4. coordenação como um processo contínuo – que não deve ter fim, como função administrativa nas organizações.

QUESTÃO CERTA: Segundo Mary Parker Follet, citada por Francisco Lacombe, “a administração é a arte de fazer coisas por meio de pessoas”. Acrescenta o autor que “a essência do papel do administrador é obter resultados pelo desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena” (in: Teoria Geral da Administração, Saraiva, p. 3). Nesse diapasão, podem ser segmentadas, para fins de sistematização, algumas atividades próprias da função de administrar, entre elas a coordenação, que compreende, entre seus mecanismos o denominado ajuste espontâneo, por meio da coordenação voluntária entre os membros da organização.

Advertisement

O ajuste espontâneo é o primeiro mecanismo utilizado para coordenar as atividades, limitando-se a comunicações entre os que são responsáveis pelas atividades para obter o equilíbrio das quantidades, das velocidades ou tempos de execução e das direções a serem seguidas. É o mais simples: mesmo as empresas muito pequenas, que não possuem estrutura formal, o utilizam. Ele pode ser formal ou informal, mas na maioria dos casos é informal. No caso de empresas muito complexas, este também é um mecanismo comum e eficiente para complementar os demais.

Mary Parker Follet achava que o ajuste espontâneo era o embrião do empowerment.

QUESTÃO CERTA: Entre as atividades inerentes à atuação do administrador, insere-se a de direção ou coordenação, que envolve, necessariamente, a comunicação. Nesse contexto, o mecanismo que constitui uma forma simples para coordenar as atividades da organização, podendo ser formal ou informal, pautado pela comunicação entre os responsáveis pelas atividades para obter o equilíbrio entre as quantidades, tempos de produção e direções a serem seguidas, denomina-se: ajuste espontâneo.

QUESTÃO CERTA: No que concerne às funções próprias do administrador, têm-se que o mecanismo denominado ajuste espontâneo se insere na atuação relativa: à coordenação.