Teoria da Fixação de Objetivos

0
1690

Última Atualização 20 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: Se a tarefa for a causa da deficiência de desempenho dos servidores, então as chefias poderão motivá-los, designando-lhes objetivos e metas mais genéricos, porém complexos e desafiadores.

Parte superior do formulário

teoria da fixação de objetivos refere-se à prática de estabelecimento de metas como fator motivacional para um trabalho mais eficaz e eficiente.

A teoria da fixação de objetivos, proposta por Edwin Locke e Gary Latham (1981), parte do princípio de que as metas devem possuir características que podem provocar um maior nível de motivação, uma vez que a falta de motivação, muitas vezes, deixa o indivíduo sem direcionamento. Sendo assim, é necessário que as metas sejam sistematicamente identificadas e definidas, para direcionar o comportamento do indivíduo e manter o nível de motivação elevado. No entanto objetivos fixados devem representar um desafio, porém devem ser realista. Metas difíceis exigem maior desempenho, contudo metas impossíveis podem desestimular e estressar o indivíduo.

Todas as características dessa teoria se reúnem no acrônimo SMART, sendo assim os objetivos devem ser:

  • Specifics – Específicos

  • Measurable – Mensuráveis

  • Agreed – Alcançáveis

  • Realistic – Realistas

  • Timed – Com prazos

QUESTÃO CERTA: A Teoria da Fixação de Objetivos afirma que a motivação está associada à definição de objetivos de moderada dificuldade.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria motivacional do estabelecimento de objetivos, pessoas orientadas por gestores que adotam estilos mais participativos de liderança e de gestão apresentam melhor desempenho profissional, já que elas trabalham com objetivos claros, específicos e desafiadores e recebem feedbacks gerenciais.

QUESTÃO ERRADA: Segundo a Teoria de Fixação de Objetivos, de Edwin Locke, os objetivos não reforçam o desempenho do ser humano.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a teoria da fixação de objetivos, a motivação para o trabalho ocorre quando objetivos e metas são previamente estabelecidos e as respectivas recompensas são definidas pela organização com ou sem a participação das pessoas envolvidas.

O erro está em “respectivas recompensas”.

Em alguns casos, a fixação participativa de OBJETIVOS proporciona um desempenho superior, enquanto em outros, os funcionários desempenham melhor suas tarefas quando as metas são estabelecidas por seus chefes.

Advertisement

Ainda, segundo a teoria da fixação de objetivos, os indivíduos terão um desempenho melhor se receberem feedback

QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria motivacional do estabelecimento de objetivos, pessoas orientadas por gestores que adotam estilos mais participativos de liderança e de gestão apresentam melhor desempenho profissional, já que elas trabalham com objetivos claros, específicos e desafiadores e recebem feedbacks gerenciais.

QUESTÃO ERRADA: A conquista de objetivos por meio do pensamento racional, da satisfação e da produtividade é enfatizada tanto na teoria de fixação de objetivos como na teoria da expectância.

Limitações culturais das teorias sobre motivação

Para Robbins (2004), a maioria das teorias sobre motivação foi desenvolvida nos Estados Unidos, por norte-americanos, sobre norte-americanos. Para ele a característica mais norte-americana nessas teorias é a forte ênfase sobre individualismo e conquistas materiais. Por exemplo, tanto a teoria da fixação de objetivos como a da expectância, enfatizam a conquista de objetivos, bem como o pensamento racional e individualista.

QUESTÃO ERRADA: A teoria da autoeficácia explica como as intenções e os objetivos pessoais podem resultar em determinado comportamento.

A teoria da autoeficácia (Badura) refere-se à capacidade que determinadas pessoas acreditam ser capazes de realizar tarefas específicas e serão motivadas a aplicar o esforço necessário para isso. O conceito apresentado na questão trata da teoria da fixação de metas e objetivos de Edwin Locker e Lathan.