Última Atualização 24 de dezembro de 2020
SEGUNDO MOSCOVICI (2003) o desenvolvimento interpessoal pode ser orientado
para três níveis de consequências: O INDIVIDUAL, O GRUPAL E O ORGANIZACIONAL.
A NÍVEL INDIVIDUAL, o foco é intrapessoal e interpessoal. Trabalham-se as motivações, os
objetivos pessoais, a problemática de inter-relação, de afetividade e intimidade.
A NÍVEL GRUPAL, o foco predominante é interpessoal e grupal. Trabalham-se as motivações
e objetivos comuns ao conjunto e a vários subconjuntos, bem como a problemática do poder,
da autoridade controle e influência social.
Se a competência interpessoal é alcançada nesse nível, os membros do grupo dispõem a
trabalhar em equipe de forma real.
A NÍVEL ORGANIZACIONAL, o foco é o sistema, a organização como um todo.
Trabalham-se motivações, objetivos individuais, grupais e organizacionais.
Procura-se ampliar e aperfeiçoar a capacidade de trabalho em equipe.
Nesse nível, o desenvolvimento interpessoal é orientado para interdependência de subsistemas.
Na competência interpessoal grupal, são fatores trabalhados: as motivações e objetivos comuns ao conjunto e a vários subconjuntos, bem como questões sobre poder, autoridade, controle e influência social.
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QUESTÃO CERTA: Na competência interpessoal grupal, são fatores trabalhados: as motivações e objetivos comuns ao conjunto e a vários subconjuntos, bem como questões sobre poder, autoridade, controle e influência social.
(V) Desenvolvimento gerencial é, acima de tudo, autodesenvolvimento. Isso significa que o gerente assume a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.
(V) A competência interpessoal é um objetivo final, a nível individual e instrumental, a nível grupal e organizacional.
(V) A liderança democrática participativa é logo apreendida intelectualmente, mas de aplicação difícil sem treinamento específico de desenvolvimento interpessoal.
(V) O grande desafio é não se precipitar quando muitos têm pressa, não desanimar quando muitos não acreditam e não parar de pensar e agir quando muitos se conformam e se tornam passivos.
(V) Um dos objetivos de desenvolvimento gerencial é desenvolver habilidades de percepção e diagnose de problemas, de comunicação efetiva e de liderança e participação em grupo.