Última Atualização 3 de dezembro de 2020
QUESTÃO CERTA: Com relação aos objetivos apropriados para a contabilidade quanto à utilidade da informação contábil, existem divergências de percepções entre administradores e auditores.
Você pode lembrar do CPC 00 – Estrutura Conceitual Básica R1 que fala das utilidades das informações para os usuários da contabilidade sejam eles internos ou sejam eles externos.
Lembrando que, a utilidade para os auditores é bastante estrita aos dispositivos legais quanto aos administrativos, eles têm a ferramenta da Contabilidade Gerencial e informações auxiliares.
As informações contábeis devem ter sua utilidade averiguada tendo como referência os usuários externos. A administração da entidade não é considerada um usuário externo. Trata-se de usuários internos que não precisam apoiar-se nos relatórios, pois podem obter a informação internamente.
E os auditores? Ora, sua função é garantir que a informação esteja livre de distorções relevantes, permitindo que se obtenha uma representação fidedigna (característica qualitativa fundamental).
As percepções de utilidade são diferentes, mas a essência da informação é a mesma.