Última Atualização 12 de março de 2021
QUESTÃO CERTA: No universalismo de procedimentos as decisões políticas se sustentam por leis que regulam os empregos no serviço público, defendem a criação de burocracias insuladas que não seriam receptivas a demandas fisiológicas e clientelistas oriundas dos partidos políticos.
QUESTÃO CERTA: Contrapondo-se ao clientelismo, o “universalismo de procedimentos” é também uma estrutura de relacionamento entre Estado e sociedade. Levando em consideração essa oposição, pode-se conceber que no universalismo de procedimentos um dos princípios que orienta a relação entre Estado e sociedade é o: da igualdade.
O conceito de “universalismo de procedimentos” está ancorado naquela visão weberiana de dominação racional-legal, em que pese a formação de um quadro burocrático baseado na meritocracia e com fito à melhoria (princípio da eficiência lá do LIMPE) e ampliação (princípio da impessoalidade, do LIMPE) do/no serviço público. Como corolário deste último, tem-se a universalização de serviços que outrora eram destinados apenas a classes e pessoas selecionadas. Logo, a igualdade (advinda do fato de que o serviço público deve ser o mais amplo possível) é um dos princípios de universalismo de procedimento.