Tomada de Decisão na Administração Pública

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CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: As organizações públicas e privadas demandam planejamento e capacitação de pessoal para a tomada de decisão, podendo o processo de tomada de decisão ser diferenciado em cada tipo de organização.

Com relação tomada de decisões no setor público todas elas são tomadas conforme convenção social, ou seja, são concebidas conforme a coletividade e não apenas uma parte dela. No privado as decisões são tomadas conforme as necessidades do mercado, de seus interesses particulares, podendo se associar e constituir pessoas jurídicas com a finalidade de perseguir os mais diferentes objetivos. Os indivíduos, na esfera pública, são sempre vistos como cidadãos, seja como agentes públicos, sejam como usuários ou indivíduos submetidos às leis e normas impostas pelo Estado e as associações são chamadas instituições, sendo subordinadas ao Estado, com missão e objetivos determinados legalmente pelo mesmo e podendo gozar de certa autonomia. Já na lógica de mercado os indivíduos são concebidos como pessoas físicas à procura da satisfação de seus interesses e as associações são chamadas de organizações com missão e objetivos auto atribuídos pelos seus membros e com inteira autonomia.

No que diz respeito à liberdade e autonomia de ação, o Estado exerce o direito positivo que determina a esfera do seu poder sobre a sociedade, ou seja, é obrigado a fazer exatamente aquilo que a lei mandar e só poderá fazer o que a lei expressamente autorizar, ao contrário do setor privado que é regulado pela liberdade negativa que determina a esfera de liberdade dos indivíduos da sociedade civil, onde pode fazer o que a lei não proibir e deixar de fazer o que a lei não obrigar.

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CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: A influência nas decisões sobre o destino da organização é uma forma de democratização que pode ser observada em um processo participativo de gestão pública.

Uma forma de democratização é a influência nas decisões sobre o destino da organização OK

Que pode ser observada em um processo participativo de gestão pública. OK

Em vez do monólogo de cima para baixo ou do silêncio disfuncional que caracteriza a maioria dos locais de trabalho, organizações democráticas estão empenhadas em ter conversas que trazem novos níveis de significado e conexão. (PORTAL ADMINISTRADORES).