Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: Informações sobre o perfil de quem pode acessar a informação, os direitos de reprodução, a autenticação e os dados de segurança são exemplos de metadados de preservação.
Parte superior do formulário
Metadados descritivos: descrevem um recurso com o propósito, por exemplo, de descoberta ou identificação. Isso pode incluir elementos como título, resumo, autor e palavras-chave.
Metadados estruturais: indicam como objetos compostos são colocados juntos, por exemplo, como é que páginas são ordenadas para formar capítulos.
Metadados administrativos: fornecem informações para auxiliar no gerenciamento de um recurso, como por exemplo, quando e como o mesmo foi criado, tipo de arquivo e outras informações técnicas, e sobre quem tem acesso a ele. Existem vários subconjuntos de dados administrativos; dois deles, às vezes, são listados separadamente como tipos metadados:
− Metadados para gerenciamento de direitos, que tratam dos direitos de propriedade intelectual e
− Metadados para preservação, que contêm informações necessárias ao arquivamento e à preservação de um determinado recurso.
QUESTÃO CERTA: A definição mais comum para metadados é dados sobre dados, também definidos como dados estruturados que descrevem e facilitam a recuperação de recursos de informação. Os tipos principais de metadados são: administrativo, descritivo, preservação, técnico e de uso.