Teorias De Motivação No Trabalho

0
818

Última Atualização 19 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: As teorias de motivação no trabalho são mais voltadas para as razões do que para as habilidades que levam certos indivíduos a realizar suas tarefas melhor que outros.

Há várias teorias sobre motivação para o trabalho, algumas com alguns elementos comuns. De fato, há muito tempo que se dá importância às metas, feedback e incentivos para dirigir e gerenciar pessoas. O que é novo na área da motivação para o trabalho, porém, é o grau em que as tecnologias modernas possibilitam a aplicação daquilo que há muito tempos e conhece. “As teorias de motivação no trabalho normalmente se preocupam mais com as razões do que com as habilidades que levam alguns Indivíduos a realizar suas tarefas melhor do que outros.”(WAGNER; HOLLENBECK, 1999, 88).

QUESTÃO CERTA: As teorias de motivação no trabalho que apresentam maior validade empírica são a teoria da expectativa, a teoria da fixação de metas, a teoria da autoeficácia e a teoria do reforço.

Validade empírica é a correspondência de uma hipótese ou de uma teoria à realidade factual.

QUESTÃO ERRADA: As teorias de motivação com menor evidência de validade empírica são a ERC ou ERG, a de fixação de metas e a da hierarquia de necessidades.

Advertisement

Henne apud Spector (2006) apresentaram uma escala comparativa de oito teorias de motivação que consideram mais interessantes e válidas:

(5) Teoria de Fixação de Metas e Teoria de Auto-Eficácia.
(4) Teoria do Reforço e Teoria das Expectativas
(3) Teoria da Equidade
(2) Teoria ERC
(1) Hierarquia das Necessidades e Teoria dos dois fatores 
 

De acordo com Locke e Henne apud Spector (2006), 1 representa pouca ou nenhuma sustentação empírica para a teoria e 5 representa sustentação empírica forte e coerente. Assim, após estudos realizados e análises feitas por meio de experiências de outros estudiosos da motivação, estes autores acreditam que a teoria de fixação de metas e a teoria de auto-eficácia são as mais válidas para os processos de motivação, pois possuem mais provas de eficácia e a Teoria dos dois fatores é a menos eficaz na sua visão.

Fonte: www.administradores.com.br/informe-se/producao…/download/