Teoria das Necessidades Adquiridas (McClelland)

0
3108

Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

McRAP

McCLELLANDRealização, Afiliação, Poder

TEORIA DAS NECESSIDADES DE MCCLELLAND (Teoria das Necessidades Adquiridas)
– Teoria que requer bastante suporte.
– Difícil identificar as necessidades (são subconscientes).
– Três necessidades que servem de base ao comportamento:
* Necessidade de Realização (Need of Achievement = nAch) = busca de excelência.
* Necessidade de Poder (Need of Power = nPow) = busca de poder.
* Necessidade de Afiliação (Need of Affiliation = nAff) = vontade de possuir relacionamento interpessoais.

– Maior motivação quando há:
* Muita responsabilidade
* Médio grau de riscos
* Muito feedback.

– Grande necessidade de realização não faz alguém um grande gestor.
– Poder e afiliação estão intimamente ligados ao sucesso gerencial, melhores gestores têm:
* Grande necessidade de poder.
* Baixa necessidade de afiliação

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Em uma pesquisa sobre motivação no trabalho, realizada na empresa Beta, uma funcionária declarou: “gosto de estar com as pessoas do meu grupo; o que mais valorizo e me motiva no meu trabalho é pertencer à minha equipe e ser amiga de todos”. De acordo com as teorias de motivação, a funcionária apresenta, como necessidade predominante: afiliação.

QUESTÃO CERTA: Entre as teorias motivacionais focadas em necessidades, uma das mais importantes é a de McClelland, que trata das necessidades individuais de realização, de poder e de associação

QUESTÃO CERTA: Características associadas a identificação ou afiliação podem ser reconhecidas quando os empregados de uma equipe respeitam os valores organizacionais e se sentem orgulhosos de pertencer à organização.

QUESTÃO CERTA João, um gerente de logística, percebeu ao longo dos anos na empresa, que sentia especial motivação quando estava em postos de comando, com mais prestígio e influência. Ele percebeu que se sentia motivado por um desejo de impactar, de ter influência e de controlar outras pessoas. Qual é a teoria contemporânea de motivação que explica a situação descrita?: Teoria das necessidades, de McClelland.

QUESTÃO ERRADA: O psicólogo Abraham Maslow é autor da teoria que pressupõe a existência de três necessidades específicas, dispostas de maneira separada, sem hierarquização, quais sejam: realização, filiação e poder.

QUESTÃO CERTA: Caso se busque motivar um colaborador que tenha alta necessidade de realização nos termos propostos pela teoria das necessidades adquiridas, deve-se considerar que pessoas com essa característica preferem trabalhar sozinhas.

Teoria das necessidades adquiridas

Segundo essa teoria, a pessoa que tem necessidade de realização prefere trabalhar sozinha, pois deseja alcançar metas, almeja o sucesso e retorno concreto sobre seu desempenho. Já a pessoa que tem necessidade de afiliação, não gosta de trabalhar sozinha, prefere trabalhar em equipe e manter relacionamentos de amizade com os colegas de trabalho.

QUESTÃO CERTA: A motivação é um tema de suma importância na gestão organizacional e, nesse sentido, diversas teorias buscam explicá-la. Entre as teorias denominadas de conteúdo, uma das mais representativas é a Teoria das Necessidades Adquiridas, desenvolvida por David Mcclelland, segundo a qual um dos motivos que orientam a dinâmica do comportamento é o desejo de relacionamentos interpessoais amigáveis, denominado afiliação. 

QUESTÃO CERTA: São exemplos de teorias que se sustentam no conceito de necessidade: Teoria de Maslow (1943), Teoria de McClelland (1953) e Teoria ERC de Alderfer (1969).

  • Maslow = necessidades hierarquizadas;
  • McClelland = RAP = realização, afiliação e poder;
  • Teoria ERC de Alderfer = existência, relacionamento e poder.

QUESTÃO ERRADA: Segundo a teoria dos motivos, de McClelland, aspirar realizar metas elevadas, procurar relações interpessoais fortes e buscar aprovação dos outros são características de pessoas que demonstram que a motivação está baseada em motivos de sucesso.

“realizar metas elevadas” é um atributo relacionado ao sucesso (realização), enquanto que “procurar relações interpessoais fortes” e “buscar aprovação dos outros” são características ligadas à afiliação.

De acordo com McClelland, a motivação é relacionada com a satisfação de certas necessidades adquiridas dos indivíduos. Para ele, estas necessidades seriam três:

  • Necessidade de afiliação: relativas ao desejo de ter bons relacionamentos e amizades;
  • Necessidade de poder: Ligadas ao controle e a influência de outras pessoas e em relação aos destinos da organização;
  • Necessidade de realização: Ligada aos desejos de sucesso, de fazer bem algum trabalho, de se diferenciar dos outros.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o modelo proposto por McClelland acerca do processo de motivação em organizações públicas, o impulso de exercer influência sobre pessoas e situações caracteriza necessidade de afiliação.

Advertisement

Errado, pois exercer influência sobre pessoas caracteriza a necessidade de Poder.

QUESTÃO ERRADA: Considere que um gestor de pesquisas de determinado órgão governamental da área de saúde, em vez de se esforçar para solucionar problemas e definir novas metas mais desafiadoras, idealiza ser influente e controlar os outros integrantes da sua unidade. A sua preferência é atuar em situações competitivas voltadas para o status, e ele se preocupa mais com o prestígio decorrente dos resultados e da influência sobre os outros. Com base na teoria das necessidades de McClelland, esse indivíduo possui a necessidade de afiliação como a mais preponderante.

De acordo com a Teoria de McClelland, esse gestor apresenta maior necessidade de poder, e não de afiliação.

Explicando melhor: A teoria de McClelland destaca três motivos (necessidades) que orientam a dinâmica do comportamento humano:

a) Realização – competir como forma de auto-avaliação.

b) Afiliação – relacionar-se cordial e afetuosamente.

c) Poder – exercer influência.

FGV (2019)

QUESTÃO CERTA: Uma gerente de um órgão público recebeu os resultados de uma pesquisa sobre percepções e expectativas de recompensa no trabalho realizada junto a sua equipe. Os resultados foram os seguintes: os membros da equipe desejam mais autonomia para a realização do trabalho; os membros da equipe se consideram capazes e gostariam de assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento; a equipe considera que não está recebendo o feedback adequado sobre o seu desempenho. A gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos e atribuições da equipe que permitissem estimular a motivação dos membros. De acordo com as teorias de motivação, a equipe apresenta como necessidade no trabalho e seria uma mudança adequada nos cargos, respectivamente: necessidade de realização; expansão vertical dos cargos e estabelecimento de relacionamentos com os clientes.

Afiliação – gosta de trabalhar em equipe;

Poder – gosta de comandar outras pessoas;

Realização – gosta de trabalhar só, pois acredita que tem as ferramentas para atingir os objetivos.

Eles querem mais responsabilidades do que têm atualmente. Pois bem, na expansão horizontal, eles terão responsabilidades compatíveis com as que têm agora. Com a expansão vertical, eles terão mais responsabilidades do que têm agora. Já a questão do feedback pode ser resolvida ouvindo os clientes.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Em uma reunião para definição de metas de desempenho individual para 2018, um funcionário declarou ao chefe: “Quero mostrar que dou conta de atribuições complexas; gosto de metas desafiadoras e quero ser o melhor membro da equipe”. De acordo com as teorias de motivação, o funcionário apresenta, como necessidade predominante: realização.

FGV (2021):

QUESTÃO CERTA: Um gerente reuniu-se com os membros de sua equipe para conhecer melhor suas percepções e expectativas de recompensa no trabalho. Ele identificou que o que os membros da equipe mais valorizam é: “pertencer ao grupo, ter relações amigáveis e cooperação”. De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam, como necessidade predominante: afiliação.