Teoria das Características do Trabalho (do cargo)

0
683

Última Atualização 19 de janeiro de 2021

Estudos da relação entre motivação e desempenho realizados por Hackman e Oldham (1975) abordados pela teoria das características do trabalho, sinalizam a necessidade de se considerar os fatores de mediação no trabalho que impactam nesta relação.

Dentre os fatores de mediação entre motivação e desempenho no trabalho se destacam:

1) O significado que o trabalho realizado possui para quem o realiza;

2) O sistema de recompensas e punições vigente nas organizações;

3) O estilo gerencial e a qualidade do ambiente psicossocial do trabalho; e

4) A convergência entre os valores pessoais e organizacionais.

QUESTÃO CERTA: O significado do trabalho, o sistema de recompensas da organização, o estilo gerencial e o ambiente psicossocial de trabalho são aspectos que interferem na relação entre motivação e desempenho humano.

QUSTÃO CERTA: A formulação de políticas organizacionais para elevar o desempenho dos trabalhadores com base nas teorias motivacionais deve considerar os seguintes mediadores: significado do trabalho, sistema de recompensas, estilo gerencial e ambiente psicossocial de trabalho.

QUESTÃO CERTA: Hackman e Oldham desenvolveram a “Teoria das Características do Cargo” e identificaram 5 fatores fundamentais (características essenciais do cargo) para a satisfação no trabalho. Assinale a alternativa que apresenta esses cinco fatores: Variedade de habilidades, identidade da tarefa, significância da tarefa, autonomia e feedback.

Os aspectos baseados nos cargos são, segundo Chiavenato (2006):

 > Variedade de habilidades: o cargo exercido deve exigir várias e diferentes habilidades e conhecimento.

Identidade da tarefa: ressalta a importância do indivíduo sobre as tarefas; o trabalho deve ser realizado do início ao fim, para que este perceba que produz um resultado palpável.

Significado da tarefa: a pessoa deve ter clara percepção de que forma o trabalho realizado produz consequências e impactos sobre o trabalho dos demais.

Autonomia: defende-se a responsabilidade pessoal para planejar e executar tarefas e a independência para desempenhá-las.

Feedback: refere-se às informações; pode ser dividido em retroação do próprio trabalho, em que os superiores devem proporcionar informação de retorno para que o próprio indivíduo possa avaliar o desempenho dele, e retroação extrínseca, em que deve haver retorno dos superiores hierárquicos ou cliente a respeito do desempenho da tarefa.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a teoria ERC ou ERG, a motivação está relacionada à natureza do trabalho em si e às recompensas derivadas do desempenho humano.

Teoria das Características do Cargo (Hackman e Oldham):

“Uma abordagem diferente é a Teoria das Características dos Cargos (trabalho), ela propõe que em sua maioria o centro de controle da motivação não são os indivíduos e sim o ambiente em que o trabalho é realizado. Sendo assim, essa teoria propõe que quando é realizado um bom trabalho no planejamento dos cargos, o trabalho pode facilitar a motivação dos indivíduos, segundo ela, existem características ou atributos nos cargos que facilitam a motivação, MUCHINSKY (2004). As dimensões do cargo, tais como: o significado do trabalho, variedade de habilidades, importância da tarefa, identidade com a tarefa, autonomia e feedback são determinantes da motivação.”

(RIBAS, A; SALIM, C. Gestão de Pessoas para Concursos. Salvador: Alumnus, 2013, p. 446).