Teoria Contingencial – Ambiente e Organização

0
815

Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: A abordagem da administração orientada pelo entendimento de que as características ambientais condicionam as características organizacionais é baseada na teoria: da contingência.

abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo “se então” e pode levar a um alcance eficaz dos obj etivos da organização.

Advertisement

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria da contingência, o ambiente e suas circunstâncias podem tornar-se ameaças à estrutura interna da organização.

A concepção das estruturas é condicionada por fatores externos à organização, os quais moldam a configuração das estruturas. Mintzberg denomina estas condições externas por fatores contingenciais, que são: a idade e dimensão; o sistema técnico; o ambiente; e a relação de poder.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO CERTA: A abordagem da contingência diferencia-se das demais abordagens por preconizar os imperativos ambientais e tecnológicos que influenciam as organizações.

O grande foco está no ambiente e na tecnologia como forma de ter uma abordagem mais ampla a respeito da estruturação da organização, mas as tarefas, pessoas e estrutura organizacionais não são desprezadas pela Teoria da Contingência!