Última Atualização 27 de agosto de 2021
Em outra oportunidade, abordamos o foco de Fayol na estrutura. Agora, cabe destacar outro foco desse pensador: a eficiência. Assim, pensou em Teoria Clássica, pensou em Fayol, estrutura e, consequentemente, em eficiência. Veja, abaixo, uma questão da CEBRASPE que aborda a questão da Teoria Clássica de Fayol e Eficiência.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: A teoria clássica visa aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos competentes da organização e das suas inter-relações estruturais.
Teoria Clássica: Fayol = Foco na estrutura organizacional.
É importante não confundir Teoria Clássica com a Abordagem Clássica.
Abordagem Clássica da Administração é um gênero que compreende duas espécies:
1) Administração Científica de Frederick Taylor = foco na especialização do trabalho e na organização das atividades (foco nas tarefas);
2) Teoria Clássica de Henri Fayol = Foco na estrutura organizacional.
Banca própria da FURB Santa Catarina (2013):
QUESTÃO ERRADA: Enquanto Taylor buscava aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos componentes da organização e de suas inter-relações estruturais, Fayol buscava a eficiência da empresa por meio da busca da eficiência operacional.
Observe que ouve uma inversão de autores aqui e as suas ideias. Troque a ordem dos nomes que a questão ficará correta. É importante fazer o registro de que ambos os pensadores focam na eficiência, porém com viesses diferentes de como alcançá-la (um na tarefas – Taylor, e o outro na estrutura – Fayol).
Banca própria da FURB Santa Catarina (2013):
QUESTÃO CERTA: Enquanto Taylor buscava a eficiência da empresa no nível operacional, Fayol buscou o aumento da eficiência pela ênfase na estrutura, procurando aumentar a eficiência com um melhor arranjo dos diferentes setores da empresa.
É o que aprendemos acima.
Banca própria da FURB Santa Catarina (2013):
QUESTÃO ERRADA: Enquanto Taylor procurava aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento da eficiência ao nível operacional, Fayol buscava a eficiência da empresa por meio da distribuição distinta das atribuições e responsabilidades: de um lado o preparo, o planejamento e o controle do trabalho, e de outro, a execução.
Banca própria da FURB Santa Catarina (2013):
QUESTÃO CERTA: Enquanto Taylor focou sua visão na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva, Fayol teve uma visão mais gerencial com resultados finais na produção.
Sim. Quantidade produtividade tem a ver com tarefas (foco de Taylor) e Fayol era voltado para o todo (estrutura).
Quadrix (2019):
QUESTÃO ERRADA: A corrente anatomista e fisiologista da organização, em que se inclui Fayol, tinha como preocupação básica aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e da disposição dos órgãos componentes da organização, em uma abordagem de baixo para cima (bottom‐up).
Errada. O correto seria de cima para baixo (top-down) e não de baixo para cima (indo do chão do operário do chão de fábrica para os níveis hierárquicos superiores – bottom up). As ideias de Fayol partem do ponto de vista gerencial da estrutura (começa do alto e vai irradiando para baixo).