Teoria Abordagem Comportamental – Behavorista

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Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

Você sabe o que é abordagem comportamental?

Teoria comportamental (behaviorista):

  • Autor: Simon;
  • Ênfase: pessoas;
  • Foco: ciências do comportamento;
  • Pontos principais: abordagens descritivas e explicativas;
  • Síntese: teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas;
  • Homem: do tipo administrativo.

Abaixo trazemos duas questões que tratam de suas características.

FGV (2016):

QUESTÃO CERTA: No final da década de 1940 surgiu uma teoria que trouxe uma nova concepção e um novo enfoque para a Administração. Ela abandonou as posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e adotou posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional mais amplo. Assinale a opção que indica tal teoria: Teoria Comportamental.

É o caso da Teoria das Necessidades de Maslow – que, vista como teoria comportamental, possui ênfase na pessoa.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Na teoria comportamental, as pessoas são vistas como recursos da produção, assim como máquinas, equipamentos, produtos e regras.

CEBRASPE (2013):

Abordagem clássica: satisfação da produção – aspectos técnicos e formais. Homem máquina, ou seja, econômico.

Abordagem comportamental: satisfação humana no cenário organizacional – psicologia organizacional.

FRAMINAS (2015):

QUESTÃO CERTA: A Abordagem Comportamental da Administração busca explicar o comportamento individual das pessoas dentro das organizações. Sobre as origens da Abordagem Comportamental, assinale a alternativa CORRETA: Desdobramento da Teoria das Relações Humanas.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Na abordagem comportamental, prevalece a concepção de que organização é um sistema social fechado no qual o foco de análise são os indivíduos e os grupos informais.

Segundo Chiavenato (1987), a Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro das posições normativas e prescritas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.