O Que É a Teoria 3D? (com exemplos)

0
2186

Última Atualização 20 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: As principais fontes literárias dividem os conceitos sobre liderança em diferentes abordagens, entre as quais a comportamental e a situacional. Constitui exemplo desta segunda abordagem: a Teoria 3-D, segundo a qual a eficácia do gerente é mensurada proporcionalmente ao quanto ele é capaz de adequar o próprio estilo às situações de mudança.

QUESTÃO CERTA: Segundo o modelo de Eficácia Gerencial de William Reddin (citado por Idalberto Chiavenato, Administração, Teoria, processo e prática), o bom gerente deve combinar sensitividade situacional, flexibilidade de estilo e destreza de gerência situacional.

“O autor apresenta a teoria 3-D de Eficácia Gerencial, cuja característica é uma estrutura conceitual relativa ao desenvolvimento de três habilidades gerenciais básicas: a sensibilidade situacional (habilidade de avaliar uma situação), a flexibilidade de estilo (habilidade em adequar a abordagem gerencial à situação) e a gestão situacional (habilidade em mudar uma situação com rapidez)”.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Entre os estudos sobre liderança e, notadamente, acerca da influência da atuação do líder sobre o desempenho dos liderados, há os que abordam aspectos comportamentais e aqueles relacionados com circunstâncias do ambiente ou momento vivenciado na organização. Nesse contexto, entre as teorias que predicam o modelo situacional para análise da liderança, insere-se a: Teoria 3D de eficácia Gerencial de Reddin, segundo a qual a eficácia do líder é mensurada proporcionalmente ao quanto ele é capaz de adequar o próprio estilo às situações de mudança.