Separação entre perdas e despesas

0
253

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Conforme o CPCt, na demonstração do resultado do exercício, são gerenciais as finalidades da separação entre perdas e despesas.

Correta, conforme CPC 00

4.33. A definição de despesas abrange tanto as perdas quanto as despesas propriamente ditas que surgem no curso das atividades usuais da entidade. As despesas que surgem no curso das atividades usuais da entidade incluem, por exemplo, o custo das vendas, salários e depreciação. Geralmente, tomam a forma de desembolso ou redução de ativos como caixa e equivalentes de caixa, estoques e ativo imobilizado.

4.34. Perdas representam outros itens que se enquadram na definição de despesas e podem ou não surgir no curso das atividades usuais da entidade, representando decréscimos nos benefícios econômicos e, como tais, não diferem, em natureza, das demais despesas. Consequentemente, não são consideradas como elemento separado nesta Estrutura Conceitual.

4.35. Perdas incluem, por exemplo, as que resultam de sinistros como incêndio e inundações, assim como as que decorrem da venda de ativos não circulantes. A definição de despesas também inclui as perdas não realizadas. Por exemplo, as que surgem dos efeitos dos aumentos na taxa de câmbio de moeda estrangeira com relação aos empréstimos da entidade a pagar em tal moeda. Quando as perdas são reconhecidas na demonstração do resultado, elas são geralmente demonstradas separadamente, pois sua divulgação é útil para fins de tomada de decisões econômicas. As perdas são, em regra, reportadas líquidas das respectivas receitas.

QUESTÃO CERTA: Na demonstração do resultado do exercício, a apresentação das perdas e das despesas geralmente é feita de forma separada, fundamentando-se esse fato em razões que levam à tomada de decisão econômica e não em razões de cunho conceitual.

Advertisement

Em resumo: Para o CPC, não há diferença conceitual entre despesas e perdas, pois em função de terem como resultado a redução dos lucros da entidade, ambas têm a mesma natureza. Mas do ponto de vista econômico, de tomada de decisão, há diferenciação entre perdas e despesas sim, e em razão disto elas geralmente são apresentadas de forma separada na DRE.

Item Correto.

De acordo com o CPC 00 :

item 4.33 – A definição de despesas abrange tanto as perdas quanto as despesas propriamente ditas que surgem no curso das atividades usuais da entidade.  (CONCEITO)

Item 4.34 – Perdas representam outros itens que se enquadram na definição de despesas e podem ou não surgir nos cursos das atividades usuais da entidade, representando decréscimos nos benefícios econômicos e, como tais, não diferem, em natureza, das demais despesas. Consequentemente, não são consideradas como elemento separado nesta Estrutura Conceitual.    (ainda está no cunho conceitual ) 

ITEM 4.35(…) Quando as perdas são reconhecidas na demonstração de resultado, elas são geralmente demonstradas separadamente, pois sua divulgação é útil para fins de tomada de decisões econômicas.