Saldo conta participações permanentes

0
283

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Com relação às características e à forma de apresentação das demonstrações contábeis, julgue o item a seguir. Situação hipotética: O balancete de verificação de determinada companhia aberta tem as seguintes contas sintéticas: participações permanentes em outras sociedades — avaliadas por equivalência patrimonial, e participações permanentes em outras sociedades — avaliadas pelo valor justo; e a essas contas estão vinculadas as subcontas a seguir. Subcontas saldo mais valia sobre os ativos das investidas controladas 800.000,00 participações em controladas 2.000.000,00 participações minoritárias em outras sociedades 1.200.000,00 perdas estimadas em controladas 100.000,00. Assertiva: De acordo com essas informações, o saldo da conta participações permanentes em sociedades avaliadas por equivalência patrimonial é igual a R$ 2.700.000,00.

A questão pede o saldo da conta participações permanentes avaliadas pelo Método de Equivalência Patrimonial. Esse Método somente é usado quando a empresa ou tem o controle ou é coligada (há influência significativa). As participações minoritárias (não há influência significativa) são avaliadas pelo método de custo, por isso não foram somadas.

Mais uma vez é preciso ter atenção no comando do enunciado. Ele informa que as contas abaixo (no enunciado da questão) são na verdade SUBCONTAS das contas:

– Participações Permanentes em Outras Sociedades — MEP; e 

– Participações Permanentes em Outras Sociedades — Avaliadas pelo Valor Justo.

D essa forma as somas e subtrações (das Subcontas) são necessárias para se chegar aos valores das contas sintéticas (Contas).

Advertisement

A constituição dos valores relacionados a estimativas de perdas em investimentos encontra-se respaldada no Princípio Contábil da Prudência, segundo o qual se devem manter os menores valores para o ativo, ajustando-se, para menos, os valores de transações com o mundo exterior que trazem em si o risco de um eventual não-recebimento. Destaca-se que o CPC 18 enuncia o seguinte:

“Método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida. ”

Sendo assim, as perdas estimadas em controladas devem reduzir o valor do investimento. Basicamente, teríamos o seguinte:

Participações em controladas       2.000.000

Mais valia                                     800.000

(-) Perdas Estimadas                  (100.000)


Total                                       2.700.000