Última Atualização 27 de janeiro de 2022
Quanto à abordagem conhecida como gestão da qualidade total ou TQM (Total Quality Management), é fundamental ter em mente que todos, eu disse todos das organização, são responsáveis por adotar tal filosofia – do operário ao presidente (CEO). Não fosse assim, ela não teria a palavra “total’ em sua nomenclatura.
Vejamos uma questão da CEBRASPE de 2012:
QUESTÃO ERRADA: A observação direta do produto ou serviço ao final do processo produtivo, a inspeção com base em amostras e o surgimento dos departamentos de qualidade são as principais características da era da qualidade total.
“Afirmativa ERRADA – na era de Controle de Qualidade Total, todos os trabalhadores, em todas as etapas da produção são responsáveis pela qualidade do produto ou serviço, que só é liberado para o cliente após minuciosa inspeção de qualidade. Nesse sentido, NÃO é características da era da qualidade total. A observação direta do produto ou serviço somente ao final do processo produtivo, a observação deve ocorrer em todas as etapas da produção”.
Observe como a questão acima parece ser bem sensata, mas lança uma verdadeira casca de banana pela sutileza nas palavras empregadas.
Outra da CEBRASPE de 2010:
QUESTÃO CERTA: O gerenciamento da qualidade relaciona-se à estratégia de administração direcionada a criar consciência, em todos os envolvidos no processo, da necessidade de qualidade em todos os processos organizacionais.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: Embora preveja ações orientadas a vários níveis organizacionais, o escopo da qualidade total se limita às fronteiras intraorganizacionais.
A qualidade total envolve todas as dimensões intraorganizacionais e extraorganizacionais, desde os fornecedores até os clientes finais.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: A qualidade total engloba ações que envolvem o nível estratégico da organização, o nível operacional e os fornecedores.
A qualidade total prevê o controle da organização de forma inteira, comportando níveis operacionais, táticos e institucionais. Isso abrange desde fornecedores até clientes.
“A gestão da qualidade total (TQM) é um sistema que envolve um elevado grau de descentralização de processo, ou seja, requer a participação de todos os membros da organização, qualquer que seja o seu nível hierárquico.
Fonte: Prof. Adriel Sá. ”
Outra questão da CESPE de 2012:
QUESTÃO CERTA: O departamento de qualidade é o principal responsável pelo sistema de qualidade de uma organização. Contudo, isso não exime outros departamentos da instituição da responsabilidade em relação à qualidade.
Essa última frase sintetiza o que devemos saber sobre essa filosofia de gestão. Avante, caderneiros (as)!
CEBRASPE (2012):
QUESTÃO ERRADA: De acordo com as ideias de Feigenbaum e Ishikawa, precursores da teoria do Controle da Qualidade Total (TQC), a qualidade dos processos organizacionais é de responsabilidade específica da própria gerência de qualidade.
A responsabilidade da qualidade é de todos!