Regras avaliação produtos OLAP

0
453

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

As 12 regras para a avaliação de produtos OLAP são:

Visão Conceitual Multidimensional – a visão que o usuário analista tem da empresa é de natureza multidimensional, logo, sua visão conceitual dos modelos OLAP também devem ser.

Transparência – o processamento OLAP deve ser embutido onde for da vontade do usuário; o fato desse processamento não fazer parte da aplicação de front-end do usuário deve ser transparente, de modo a não afetar sua produtividade.

Acessibilidade – a ferramenta OLAP deve mapear seu próprio esquema lógico para os armazenamentos físicos e heterogêneos de dados, realizando todas as conversões necessárias à apresentação de uma visão coerente e consistente para o usuário.

Desempenho de Relatórios Consistente – o usuário não deve perceber nenhuma mudança de performance na geração de relatórios mesmo como aumento do número de dimensões ou do tamanho da base de dados.

Arquitetura Cliente-Servidor.

Dimensionalidade Genérica – toda dimensão de dados deve ser equivalente tanto em suas propriedades estruturais quanto em suas propriedades operacionais – a estrutura, as fórmulas e os formatos de relatórios básicos não devem ser influenciados por nenhuma dimensão de dados. 

Tratamento de Matriz Esparsa Dinâmica – o esquema físico da ferramenta OLAP deve adaptar-se completamente ao modelo analítico especificamente criado para prover um tratamento ótimo de matriz esparsa.

Suporte a Multi-usuários.

Operações Irrestritas Através das Dimensões – cálculos que não sejam resultantes de relacionamentos requerem a definição de fórmulas a partir de uma determinada linguagem; essa linguagem deve permitir o cálculo e a manipulação de dados através de qualquer número de dimensões, e não deve restringir ou inibir quaisquer relacionamentos entre células de dados. 

Manipulação Intuitiva de Dados – qualquer manipulação de dados inerente ao caminho de consolidação de dados deve ser realizada através de uma ação direta nas células do modelo analítico, e não devem exigir o uso de um menu ou navegação pela interface do usuário.

Advertisement

Relatórios Flexíveis – a função de geração de relatórios deve poder apresentar os dados a serem sintetizados ou as informações resultantes da animação do modelo de dados em todas as orientações possíveis, ou seja, cabeçalhos de linhas, colunas ou páginas devem poder apresentar de 0 a N dimensões cada, sendo N o número de dimensões de todo o modelo analítico.

Níveis de Agregação e de Dimensões Ilimitados – pesquisas mostram que até dezenove dimensões concorrentes podem ser necessárias para os modelos analíticos; a recomendação é que uma ferramenta OLAP possa acomodar entre quinze e vinte dimensões de dados em um modelo analítico.

QUESTÃO ERRADA: Entre os requisitos de análise de uma aplicação OLAP inclui-se a capacidade de tratar dinamicamente a esparsidade das informações para restringir o cruzamento dimensional de matrizes com células de valor zero.