Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: Para a apuração do resultado do exercício e o levantamento da demonstração do resultado, devem-se considerar as receitas — independentemente de seu efetivo recebimento — e a totalidade das despesas e custos — independentemente de já terem gerado receitas.
4.50. As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado com base na associação direta entre elas e os correspondentes itens de receita. Esse processo, usualmente chamado de confrontação entre despesas e receitas (regime de competência), envolve o reconhecimento simultâneo ou combinado das receitas e despesas que resultem diretamente ou conjuntamente das mesmas transações ou outros eventos. Por exemplo, os vários componentes de despesas que integram o custo das mercadorias vendidas devem ser reconhecidos no mesmo momento em que a receita derivada da venda das mercadorias é reconhecida.
EX.: se há RECEITA, há CMV. PORÉM, SE HÁ CUSTO, NÃO SIGNIFICA QUE EXISTE CMV.
EX.: GASTO COM ENERGIA RELACIONADO À PRODUÇÃO. SÓ VAI PARA O RESULTADO QUANDO HÁ RECEITA. CASO CONTRÁRIO, É ESTOCADO.
PORTANTO, ESSA PARTE “totalidade das despesas e custos — independentemente de já terem gerado receitas” ESTÁ ERRADA.
O problema está no “custo”… como pode haver custo (CMV, por exemplo) sem haver receita relacionada? Se você está apurando o CMV é porque houve uma venda, portanto, tem receita relacionada.