Quais São os Tipos de Estratégias?

0
1980

Última Atualização 20 de janeiro de 2022

Estudar estratégia, no âmbito da Administração, pode não ser uma tarefa tão simples ou agradável. É que há muitos entendimento e definições – o que torna o ofício mais penoso, reconheço. Se a banca quiser cobrar algo sobre “tipos de estratégias”, o candidato pode ser obrigado a rebolar, tendo em vista a diversidade de tipologias existente. Por exemplo, vamos começar por Antonio Cesar Amaru Maximiano – professor da USP.  Um material da PUC de Goiás traz o seguinte quadro:

A fonte seria: MAXIMIANO / TGA – Quatro níveis de aplicação dos conceitos e técnicas de administração estratégia.

E não é que uma questão da VUNEP (2013) seguiu essa lógica:

QUESTÃO CERTA: Em uma organização de grande porte, com operações muito diversificadas, o moderno enfoque da administração estratégica aplica-se a 4 níveis: estratégia corporativa, estratégia funcional, estratégia operativa e estratégia de: ramo.

A estratégia corporativa existe quando a corporação tem várias unidades de negócios e refere-se à estratégia do grupo como um todo e não às estratégias específicas de cada unidade de negócio.

Para Furrer (2013), outra forma de definir estratégia corporativa é a maneira como uma empresa cria valor por meio da configuração e coordenação das atividades de seus diversos negócios.

Uma questão da FDC (2014) que reforça esse entendimento:

QUESTÃO CERTA: A estratégia corporativa trata de como estabelecer posições comerciais em diferentes indústrias e de como melhorar o desempenho do grupo de negócios em que a empresa se diversificou.

Percebeu esse aspecto do grupo de negócios?

Uma questão da CEBRASPE de 2012:

QUESTÃO ERRADA: A estratégia corporativa desenvolve a estratégia de negócios, que, por sua vez, desenvolve estratégias funcionais. Uma corporação que atue no segmento de cimento, metais, siderurgia, energia, celulose, agroindústria e finanças deve desenvolver estratégias para cada um de seus negócios, e cada negócio deve desenvolver estratégias funcionais consoantes ao ambiente externo da organização.

As estratégias funcionais dizem respeito ao plano do jogo gerencial de um departamento ou atividade funcional chave dentro do negócio. Não são voltadas para o ambiente externo da organização.

Sobre a estratégia empresarial, a FCC ensina que:

QUESTÃO CERTA: Estratégia empresarial pode ser definida como um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva.

Uma questão do Instituo AOCP (2018) diz o seguinte:

QUESTÃO CERTA: Faz parte da gestão estratégica o estabelecimento da estratégia empresarial. Assinale a alternativa que apresenta como podem ser denominadas as estratégias empresariais: Políticas de negócios.

Observe que essa questão está em sintonia com a questão anterior da Fundação Carlos Chagas. Política de negócios é a tradução abrasileirada para business policy. 

Advertisement
Se você nãpo sabe o que são políticas de negócios, deixo o vídeo extremamente esclarecedor abaixo para você. Dá o play!

Continuando com o nosso estudo, vejamos uma questão da CEBRASPE de 2013:

QUESTÃO ERRADA: As estratégias funcionais estão relacionadas à questão “como nós competimos? ” e referem-se a cada tipo de produto de uma organização.

Negativo. No próprio vídeo acima é esclarecido que as políticas de negócios (que compõem a estratégia empresarial) não explicam o “como”, visto que elas têm caráter não acionável, isto é, não específico (dão um mero norte), mas não dizem como exatamente fazer. Elas têm cunho diretivo.

CEBRASPE (2005):

QUESTÃO ERRADA: Tradicional joalheria de grande sucesso no país, na busca pela diversificação de seus negócios, decidiu investir na criação de uma sofisticada loja de artigos para residências. Nilson, seu proprietário, preocupou-se em elaborar um planejamento estratégico para a nova loja. No entanto, alguns desvios ocorreram nos processos de pós-venda dos móveis, diferentemente do negócio de joalheria, o que ocasionou inúmeros transtornos. Entre estes, incluem-se móveis sem as peças para montagem, móveis danificados porque foram transportados sem embalagem e demora de 12 dias úteis para a entrega. A partir do texto acima e acerca de administração da mudança e planejamento, julgue o item a seguir. Admita que Nilson e os dirigentes da nova loja definiram em reunião que seria fundamental organizar os esforços de venda e de pós-venda e aumentar a participação de mercado em 50% nos próximos 3 anos. Nesse caso, tais objetivos podem ser corretamente definidos como objetivos gerais da organização.

São objetivos de venda e de pós-venda, ou seja, da unidade de negócios (TÁTICOS).