Quais São os Tipos de Estratégia? (Exemplos)

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Última Atualização 10 de maio de 2022

Em se tratando de tipos de estratégias que uma organização pode adotar, cabe uma breve descrição sobre elas. Como aduzimos da Figura abaixo.

Tipos de estratégias para cada combinação de fatores da SWOT. Fonte: Wikipedia

Creio que as explicações abaixo pertençam à professora Giovanna Carranza (a conferir):

▸Estratégias de Sobrevivência, quando existem mais ameaças e pontos fracos, e a empresa deverá pautar-se por objetivos e estratégias emergenciais, no sentido de eliminar os pontos fracos. É uma postura preocupante. As ações deverão ser pautadas pela rapidez e tentar diminuir o impacto das ameaças. Esta postura demonstra fragilidade singular da organização.

▸Estratégias de Manutenção, quando existem mais ameaças e pontos fortes, não apresenta a fase aguda da sobrevivência. Todavia, poderá simultaneamente atuar com objetivos e estratégias para eliminar os pontos fracos e potencializar os pontos fortes. Permanece a nuance das ameaças.

▸Estratégias de Crescimento, quando existem mais oportunidades e pontos fracos, o impacto dos pontos fracos não é tão agudo. Nessa situação, a organização pode partir para eleger objetivos e estratégias que permitam corrigir os pontos fracos e também aproveitar mais intensamente as oportunidades que o ambiente externo oferece.

▸Estratégias de Desenvolvimento, quando existem mais oportunidades e pontos fortes, é o ideal de Postura Estratégica. Nesse quadrante, a organização encontra-se em sua plenitude. Ela pode potencializar seus pontos fortes e maximizar as oportunidades.

Uma questão da CEBRASPE de 2015:

QUESTÃO CERTA: Entre as estratégias organizacionais mais praticadas, destacam-se a estratégia de sobrevivência, para quando o ambiente e a empresa estiverem em situação inadequada ou apresentarem perspectivas caóticas; a estratégia de manutenção, para o caso de a empresa identificar um ambiente com ameaças, mas dispor de uma série de pontos fortes; a estratégia de crescimento, para quando a empresa tiver predominantemente pontos fracos, mas o ambiente proporcionar situações favoráveis; e a estratégia de desenvolvimento, para quando houver predominância de pontos fortes e de oportunidades.

Uma questão da CEBRASPE (2011):

QUESTÃO CERTA: Considera-se um exemplo de estratégia a busca por estabilidade — também denominada estratégia de pausa —, adequada às organizações que desejem manter suas características ou crescer de forma paulatina e controlada.

✿ Estratégia de manutenção – Neste caso, a empresa identifica um ambiente com predominância de ameaças; entretanto, ela possui uma série de pontos fortes (disponibilidade financeira, recursos humanos, tecnologia, etc.) acumulados ao longo dos anos, que possibilitam ao administrador, além de querer continuar sobrevivendo, também manter a sua posição conquistada até o momento. Para tanto, deverá sedimentar e usufruir ao máximo os seus pontos fortes, tendo em vista, inclusive, minimizar os seus pontos fracos, tentando ainda, maximizar os pontos fracos e minimizar os pontos fortes dos concorrentes.

A estratégia de manutenção é uma postura preferível quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades, e a partir dessa situação prefere tomar uma atitude defensiva diante das ameaças.

A estratégia de manutenção pode apresentar três situações:

▪ Estratégia de estabilidade: procura, principalmente, a manutenção de um estado de equilíbrio ameaçado, ou ainda, o seu retorno em caso de sua perda.

▪ Estratégia de especialização: a empresa busca conquistar ou manter a liderança no mercado através da concentração dos esforços de expansão numa única ou em poucas atividades da relação produto/mercado. Sua vantagem é a redução dos custos unitários e a desvantagem é a vulnerabilidade pela alta dependência de poucas modalidades de fornecimento de produção e vendas.

▪ Estratégia de nicho: a empresa procura dominar um segmento de mercado que ela atua, concentrando o seu esforço e recursos em preservar algumas vantagens competitivas. Pode ficar entendido que este tipo de empresa tem um ambiente ecológico bem restrito, não procura expandir-se geograficamente e segue a estratégia do menor risco, executando-se aquele que é inerente a quem se encontra num só segmento. Assim a empresa dedica-se a um único produto, mercado ou tecnologia, pois não há interesse em desviar os seus recursos para outras atenções.

Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

Uma questão do Instituto Federal da Bahia (banca própria) de 2019:

QUESTÃO CERTA: O gestor poderá escolher um critério específico quanto ao tipo de estratégia que seja o mais adequado para as circunstâncias atuais da empresa, tendo como pressupostos o conhecimento e o objetivo que almeja alcançar. No entanto, o gestor deve ter cautela na decisão, pois a escolha pode nortear seu desenvolvimento por um período de tempo, que pode ser incompatível com o esperado. Diante do contexto, assinale a alternativa correta em relação aos tipos de estratégias e suas características: Estratégia de manutenção – possui muitos pontos fortes e busca minimiz ar os pontos fracos, além de tomar atitudes defensivas mediante as ameaças.

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Uma questão de 2015 da CEBRASPE:

QUESTÃO CERTA: Um exemplo de estratégia de crescimento que pode ser usada quando a empresa possui predominância de pontos fracos, mas encontra situações favoráveis no ambiente externo, é a estratégia de joint venture, na qual duas empresas se associam para fabricar um produto esperando ganhar maior participação no mercado.

Já falamos sobre joint venture aqui, no Caderno de Prova. Para aprender sobre esse tipo de parceria [clique aqui].

Uma quEstão de 2013 da CEBRASPE:

QUESTÃO CERTA: As estratégias genéricas de estabilidade são recomendadas não só para organizações que se encontram em ambientes com ameaças críticas e têm competências distintivas, mas também para organizações que operam em ambientes com oportunidades abundantes e limitações críticas.

Uma questão de 2013 da CEBRASPE:

QUESTÃO CERTA: A alavancagem é uma estratégia oriunda da combinação entre os pontos fortes e as oportunidades identificados na análise SWOT.

Uma explicação do pessoal do TEC-Concursos (fonte a conferir):

DESENVOLVIMENTO = OPORTUNIDADES + PONTOS FORTES
MAXI-MAXI = ALAVANCAGEM

CRESCIMENTO = OPORTUNIDADES + PONTOS FRACOS
MINI-MAXI = LIMITAÇÕES/DEBILIDADES

MANUTENÇÂO = AMEAÇAS + PONTOS FORTES
MAXI-MINI= VULNERABILIDADE

SOBREVIVENCIA = AMEAÇAS + PONTOS FRACOS
MINI-MINI= PROBLEMAS

Uma questão da CEBRASPE de 2011:

QUESTÃO ERRADA: Em um cenário classificado como de sobrevivência, a organização deve adotar a estratégia de fortalecer seus pontos fortes para aproveitar as oportunidades.

Vamos ver o esquema da Figura que indicamos no começo dessa dica?

FGV (2016):

QUESTÃO ERRADA: A estratégia prospectiva deve ser aplicada quando a empresa tem foco estreito e reluta em procurar novas oportunidades.

FGV (2016):

QUESTÃO CERTA: A estratégia da estabilidade se faz necessária quando o ramo de atuação da empresa não oferece oportunidades.

FGV (2016):

QUESTÃO ERRADA: A estratégia de crescimento pode ser atingida graças à aquisição de concorrentes e à limitação de linhas de produto.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Relacione a combinação dos elementos do ambiente interno e externo à estratégia a adotar.

1. Fortaleza em ambiente de oportunidade.

2. Fraqueza em ambiente de oportunidade.

3. Fraqueza em ambiente de ameaça.

4. Fortaleza em ambiente de ameaça.

(3) Plano agressivo de conquista.

(2) Plano de sobrevivência.

(1) Plano de recuperação.

(4) Plano tático de defesa.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo: 3, 2, 1 e 4.

Posturas Estratégicas

Matriz SWOT/ FOFA: identifica o conjunto de medidas estratégicas para explorar as oportunidades ou diminuir o impacto das ameaças, identificar as forças e fraquezas e desenvolver estratégias. 

SOBREVIVÊNCIA – AMEAÇA E PONTOS FRACOS = Plano de sobrevivência

MANUTENÇÃO – AMEAÇA E PONTOS FORTES = Plano tático de defesa

CRESCIMENTO – OPORTUNIDADE E PONTOS FRACOS = Plano de recuperação

DESENVOLVIMENTO – OPORTUNIDADE E PONTOS FORTES = Plano agressivo de conquista. 

Fonte: Elisabeth de Abreu e Lima Moreira, administração geral e pública, 2018, editora juspodivm, página 409. 

1. Fortaleza(+) em ambiente de oportunidade(+). –> Tenho força e tenho a oportunidade, logo, posso adotar um plano agressivo de conquista.

2. Fraqueza(-) em ambiente de oportunidade(+).–> Não tenho força, mas tenho oportunidade, então vou tentar me recuperar pq ainda existe a oportunidade.

3. Fraqueza(-) em ambiente de ameaça(-). –> Não tenho força nem oportunidade, então o que me resta é tentar sobreviver.

4. Fortaleza(+) em ambiente de ameaça(-). –> Tenho força mas não tenho oportunidade, então vou me defender.