Planejamento Estratégico e Missão

0
541

Última Atualização 16 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A missão da organização deverá ser definida no planejamento estratégico.

QUESTÃO CERTA: O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo durante o qual são definidos e/ou revisados a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam a mudança desejada. Qual a relação entre planejamento estratégico e missão? Para elaboração do planejamento estratégico de uma organização, o primeiro passo é a definição de sua missão que é a razão de ser da empresa, sua identidade.

Há controvérsias se o primeiro passo não seria a definição de objetivos ou realização de diagnóstico – mas, há um catatau de questões que afirma ser a definição da missão o primeiro passo. Resta a você acatar essas três coisas como verdadeiras.

QUESTÃO ERRADA: No processo de planejamento estratégico, a visão é o princípio que estabelece o propósito básico da organização, e o conceito de missão corresponde à perspectiva futura projetada para a organização.

Visão = vindouro (como queremos ser vistos lá na frente);

Missão = momento  (para que existimos). 

QUESTÃO ERRADA: O processo de planejamento estratégico, em que se definem a missão e a visão da instituição, alinhado à construção da matriz SWOT, objetiva alavancar a sinergia e o nível de entropia da organização.

Advertisement

Entropia significa falta de ordem. Logo, não há razão para que uma organização queira elevar a sua entropia, mas sim reduzi-la visando justamente o oposto, isto é, pôr ordem na casa por meio, é claro, de um planejamento, em especial estratégico, cujo propósito é indicar o caminho para isso. Assim, a alternativa está errada.

QUESTÃO CERTA: Suponha que, tendo sido contratada uma consultoria especializada para apoiar a implementação do planejamento estratégico de uma entidade pública, tal consultoria esteja buscando identificar a missão da entidade, o que significa apontar: a própria razão de ser da entidade, ou seja, por que ela existe e o que ela faz.