Planejamento Organização Direção e Controle

0
285

Última Atualização 15 de dezembro de 2024

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: As organizações públicas assemelham-se às organizações privadas na medida em que também necessitam da aplicação dos processos administrativos de planejamento, organização, direção e controle, porém diferenciam-se na forma de aplicação.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA: No Brasil, a gestão privada, em relação à gestão pública, é mais flexível no que se refere ao tratamento de questões administrativas no âmbito das funções de planejamento, organização, direção e controle. No setor público, o tratamento dessas questões é determinado, principalmente, pelas peculiaridades da burocracia sistêmica predominante nesse setor.

Nas comparações entre a Administração Pública e a administração privada certamente existem mais convergências do que diferenças. Por exemplo: todas as entidades privadas ou públicas utilizarão técnicas administrativas como o planejamento, a organização, a direção e o controle, assim como as técnicas relacionadas à motivação e avaliação de resultados. A divisão do trabalho também utilizará técnicas semelhantes, e haverá funções idênticas como a orçamentária/financeira, a contábil, a de recursos humanos etc. Tanto a Administração Pública quanto a privada sofrem influência do ambiente no qual atuam: fatores políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Por fim, tanto a administração pública como a privada terão dificuldades na utilização de ferramentas, técnicas e tecnologias modernas, na realização de mudanças e na implementação das decisões e ações necessárias ao alcance dos objetivos.

  • Qual a origem da receita da Adm. Pública e da Privada?

ESAF (2016):

QUESTÃO CERTA: Na Gestão Pública, a obtenção de receitas é derivada de tributos (impostos, taxas e contribuições), de caráter compulsório, sem a devida contrapartida em termos de prestação direta de um serviço, enquanto na Gestão Privada a receita advém da venda de produtos e serviços e é paga pelos clientes.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Na administração pública, tal qual na iniciativa privada, o administrado / cliente só pode ser cobrado pelo bem ou serviço que efetivamente utilizar.

Negativo. As taxas são de acordo com o serviço prestado (como o passaporte), mas os impostos pagamos sem ter um serviço diretamente prestado.

Advertisement

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA: No que se refere às convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, assinale a opção correta: No contexto das entidades públicas, a eficiência e a eficácia ― mensuradas na iniciativa privada por fatores como aumento de receitas e expansão de mercados ― estão relacionadas à correta utilização dos recursos e, primordialmente, à qualidade do atendimento prestado ao cidadão e à sociedade.

Na administração pública o administrado / cliente contribui com impostos e taxas de forma compulsória, independentemente de utilização do serviço.

Planejamento:

-Objetivos e metas da organização;

– reduzir as incertezas e aumentar a probabilidade de sucesso;

-dá um norte;

Organização

-elaboração de níveis hierárquicos;

-definição de estruturas organizacionais;

-ordenação dos recursos materiais e humanos;

-agrupamento de atividades;

-sistema de apoio e informação;

Direção

-tomada de decisão;

-liderança e intercomunicação;

– motiva funcionários a atingir metas;

-cria cultura e valores;

-treinamento e desenvolvimento;

Controle

-verificar se tudo está sendo realizado conforme o planejado;

-maleabilidade – introdução a mudanças;

-dinâmico e contínuo;

-engloba toda a organização;

-pode ser preventivo, simultâneo ou posterior a atividade;