PERT

0
3240

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Entre as diversas metodologias e ferramentas de gestão de projetos, destaca-se o Program Evaluation and Review Technique – PERT, que possui, como uma de suas características preponderantes, o gerenciamento do tempo estimado do projeto, a partir da média ponderada de estimativas (provável, otimista e pessimista). 

QUESTÃO CERTA: A Técnica Program Evaluation and Review Tecnique (PERT) refere-se a um método para estimar a duração das atividades e estimar o custo de um projeto.

QUESTÃO CERTA: Considere que determinada entidade integrante da Administração indireta, tendo sido incumbida da execução de projetos governamentais de natureza estratégica, pretenda aplicar metodologia de gestão de projetos consagrada e bastante utilizada na esfera privada, denominada PERT – Program Evaluation and Review Technique. Isso significa que: irá trabalhar com uma análise probabilística do tempo de conclusão dos projetos, efetuando uma média ponderada de diferentes cenários estimativos.

QUESTÃO CERTA: Alguns projetos, pelas suas características, comportam a aplicação de ferramenta de gerenciamento muito difundida a partir da década de 1950, denominada Program Evaluation and Review Technique (PERT), podendo-se citar, como exemplo, aqueles ligados a: construção civil, pois o referido método é de natureza probabilística, trabalhando com a média ponderada de diferentes cenários possíveis de conclusão de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista).

QUESTÃO CERTA: No PMBOK, o processo de Desenvolver o Cronograma é o cerne do grupo de processos de Planejamento. Existem várias ferramentas e técnicas para desenvolver o cronograma do projeto. Duas dessas técnicas são semelhantes e permitem calcular a duração do projeto. A primeira usa a duração mais provável, enquanto a segunda usa o que se chama de valor esperado (ou média ponderada). Trata-se das técnicas: Critical Path Method (CPM) e Program Evaluation and Review Technique (PERT).

QUESTÃO CERTA: A ferramenta Program Evaluation and Review Technique denominada PERT é aplicável: no gerenciamento de projetos, trabalhando, de forma probabilística, com o cálculo do tempo de execução a partir de uma média ponderada de cenários, do mais otimista ao mais pessimista.

QUESTÃO CERTA: Suponha que a Eletrosul pretenda iniciar um processo de atualização de seu parque gerador, envolvendo a execução de projetos de construção civil. Como forma de gerenciar a execução do projeto, pretende adotar a metodologia Program Evaluation and Review Technique − PERT, a qual: calcula o tempo do projeto a partir da média ponderada de três estimativas de tempo das atividades: provável, pessimista e otimista.

QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada organização pretenda fazer uso de ferramenta de gestão de projetos consagrada e, dentre aquelas disponíveis, tenha escolhido o método Program Evaluation and Review Technique − PERT. Pode-se dizer que, a partir da aplicação do referido método, o tempo do projeto pode ser calculado de uma forma probabilística, a partir da ponderação das estimativas de tempo das atividades. 

QUESTÃO CERTA: Suponha que uma determinada autarquia tenha sido incumbida da realização de um projeto governamental de grande relevância e caráter estratégico, que necessita ser concluído de acordo com o cronograma fixado. Temendo atrasos na execução do projeto, os dirigentes da autarquia decidiram utilizar uma das metodologias consagradas de gerenciamento de projetos, optando pela técnica PERT – Program Evaluation and Review Technique, que utilizará a média ponderada de três estimativas de tempo das atividades: provável, pessimista e otimista. 

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Entre as ferramentas e metodologias consagradas para a gestão de projetos no âmbito das organizações, a que trabalha com a média ponderada de cenários probabilísticos (otimista, pessimista e realista) em relação ao tempo de conclusão do projeto corresponde a (o): Program Evaluation and Review Technique (PERT).

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: Uma das técnicas que podem ser usadas para estimar os custos de uma atividade no Gerenciamento dos Custos de um Projeto, segundo o guia PMBOK 5ª Edição é a Técnica de Revisão e Avaliação de Programa − PERT. Esta técnica usa três estimativas para definir o custo estimado (CE) de uma atividade: custo mais provável (CM), custo otimista (CO) e custo pessimista (CP). Para um Analista calcular o custo estimado de uma atividade usando PERT, deverá utilizar a fórmula: CE = (CO + 4CM + CP) / 6

A prática da técnica PERT (Program Evaluation and Review Technique), utilizada para elaborar estimativas mais assertivas e gerenciar melhor os projetos. Essa técnica consiste em descobrir a duração de uma atividade baseando-se em três estimativas possíveis para a atividade: estimativa Otimista (O), Pessimista (P) e Mais Provável (MP).

A combinação dessas três possibilidades é o grande diferencial da técnica PERT, pois ela pondera as incertezas e riscos envolvidos na atividade.

Agora vamos à fórmula do cálculo PERT: PERT = (Pessimista + 4 x mais provável + Otimista) /6

QUESTÃO CERTA: Segundo o Guia PMBoK 4a edição, para se estimar a duração das atividades de um projeto de software pode-se utilizar uma técnica que considera as incertezas das estimativas e os riscos. Esta técnica usa três estimativas para definir uma faixa aproximada para a duração de uma atividade: tempo mais provável (tM), tempo otimista (tO) e tempo pessimista (tP). Trata-se da Técnica de: Revisão e Avaliação de Programa (PERT).