Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A obrigatoriedade de consolidação das demonstrações contábeis está diretamente associada ao controle que uma empresa investidora exerce sobre uma empresa investida.
CPC 36 – Demonstrações Consolidadas
Objetivo
1. O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer princípios para a apresentação e elaboração de demonstrações consolidadas quando a entidade controla uma ou mais entidades.
Atingindo o objetivo
2. Para atingir o objetivo do item 1, este pronunciamento:
(a) exige que a entidade (controladora) que controle uma ou mais entidades (controladas) apresente demonstrações consolidadas;
(b) define o princípio de controle e estabelece controle como a base para a consolidação;
(c) define como aplicar o princípio de controle para identificar se um investidor controla a investida e, portanto, deve consolidá-la; (Alterada pela Revisão CPC 04)
(d) define os requisitos contábeis para a elaboração de demonstrações consolidadas; e
(e) define entidade de investimento e estabelece uma exceção para a consolidação de controladas específicas de entidade de investimento. (Incluída pela Revisão CPC 04)
Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica.