O Que São Normas ISO 9000? Para Que Servem?

0
873

Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: As normas ISO definem padrões de um sistema de qualidade que orientam o desempenho de uma organização em requisitos específicos. Baseiam-se na noção de que determinadas características genéricas relacionadas a práticas gerenciais podem ser padronizadas e melhoradas continuamente de forma a garantir não somente a confiabilidade do sistema, mas a convergência do produto com a satisfação das necessidades do cliente.

QUESTÃO CERTA: Constitui diferencial de uma empresa que tenha obtido certificação de acordo com as normas ABNT NBR 14000 o que consta APENAS em: Valorização no mercado internacional e, portanto, ampliação das possibilidades de exportação de seus produtos e estabelecimento de programas e procedimentos para auditorias periódicas do sistema de gestão ambiental.

QUESTÃO ERRADA: A Associação Brasileira de Normas Técnicas é membro fundador da Organização Internacional de Normalização (ISO), sendo a responsável, no Brasil, por prestar consultoria de implantação da ISO e por certificar as empresas.

As atividades de consultoria e certificação são incompatíveis. Não é possível um organismo avaliar de forma isenta um sistema que foi implantado por ele mesmo. Por isso, a ABNT não oferece serviços de consultoria.

QUESTÃO CERTA: Diversos são os mecanismos institucionais e as ferramentas gerenciais que a administração pública pode utilizar para promover a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Assinale a opção que faz a incorreta associação entre o instrumento e a sua função: A implantação em todas as organizações públicas prestadoras de serviços de Sistemas de Qualidade Total do tipo ISO 9000, que garantam uma certificação que incremente a reputação organizacional perante os seus stakeholders.

ISO é a certificação do padrão e normas para determinado serviço, e não a garantia de qualidade.

QUESTÃO ERRADA: As normas da série ISO 9000 constituem ferramentas de normatização de processos de trabalho que garantem padrões adequados de qualidade aos serviços prestados pelas organizações.

QUESTÃ ERRADA: Garantia da qualidade é sempre uma certificação, que é parte da gestão da qualidade cujo foco é prover confiança de que os requisitos de qualidade serão atendidos.

QUESTÃO ERRADA: No que concerne aos conceitos básicos de qualidade total, ciclo PDCA e benchmarking, julgue o item subsecutivo: Indústrias farmacêuticas que possuam certificações da ISO 9000 têm garantia quanto aos produtos fabricado.

QUESTÃO ERRADA: Uma das ferramentas típicas da reengenharia, a Certificação ISO 9000, foi adotada pelo gerencialismo, aplicado à administração pública na década de 90 do século passado.

QUESTÃO CERTA: Um importante instrumento para a gestão de qualidade e busca da excelência nos serviços públicos consiste nas certificações, como aquelas conferidas com base nas normas da International Organization for Standardization, a exemplo da denominada ISO 9000, a qual: atesta que a organização implantou de forma adequada o Sistema de Qualidade Total, sendo periodicamente auditada para verificar se o mesmo continua em vigor dentro dos padrões estabelecidos.

QUESTÃO CERTA: Em sistemas de gestão da qualidade que utilizam a norma ISO 9000:2000, são realizadas auditorias de segunda parte, pela própria organização, e de primeira parte, pelos clientes.

Auditoria da Qualidade de Primeira Parte —> realizada por uma organização sobre si mesma.

Auditoria da Qualidade de Segunda Parte—> conduzidas por uma organização sobre uma outra; inclui auditorias realizadas por clientes

Auditoria da Qualidade de Terceira Parte —> realizadas por uma terceira parte independente que não tem interesse direto nos resultados das auditorias.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a norma ISO 9000:2000, especificações se referem aos documentos que estabelecem requisitos para a gestão da qualidade.

NBR ISO 9000 Sistemas de gestão da qualidade

2. Fundamentos de sistemas de gestão da qualidade

2.7 Documentação

2.7.2 Tipos de documentos usados em sistemas de gestão da qualidade

Os seguintes tipos de documentos são usados em sistemas de gestão da qualidade:

a) documentos que fornecem informações consistentes, tanto internamente como externamente, sobre o sistema de gestão da qualidade da organização; tais documentos são referidos como manuais da qualidade;

b) documentos que descrevem como o sistema de gestão da qualidade é aplicado em um projeto, contrato ou produto específico; tais documentos são referidos como planos da qualidade;

c) documentos que estabelecem requisitos; tais documentos são referidos como especificações;

d) documentos que estabelecem recomendações ou sugestões; tais documentos são referidos como diretrizes;

e) documentos que fornecem informações sobre como realizar atividades e processos de forma consistente; tais documentos podem incluir procedimentos documentados, instruções de trabalho e desenhos;

f) documentos que fornecem evidência objetiva de atividades realizadas ou de resultados alcançados; tais documentos são referidos como registros.

QUESTÃO CERTA: A ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, estabelecida na Suíça e responsável pelas normas de Qualidade em diversos setores, no mundo inteiro, define tecnicamente qualidade como: “Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências”. E, para essa organização, o aspecto objetivo e mensurável da Qualidade

Advertisement
, por meio do qual se pode implantar sistemas como os da ISO-9 000 ou ISO-14 000 é: o processo.

QUESTÃO ERRADA: A certificação de determinado processo, consoante a norma ISO 9000:2000, confere a uma empresa grande credibilidade junto à sociedade, visto que, além de assegurar padrões, a norma valida a qualidade do aludido processo.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Ao conseguir a certificação ISO 9001, uma organização adquire uma série de benefícios, dentre eles: evidenciação de práticas internacionalmente aceitas e reconhecidas na gestão da qualidade;

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: A ISO 9001:2015, em um dos seus itens, busca orientar qual deve ser o papel exercido pela alta direção na entidade, que é o de: assegurar que as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes sejam atribuídas, comunicadas e entendidas na organização.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Analise os princípios abaixo relacionados à ISO 9001:

  1. Foco no cliente;
  2. Gestão de relacionamento;

III. Liderança;

  1. Melhoria residual.

Com o lançamento da ISO 9001:2015, alguns princípios da ISO 9001:2008 não foram recepcionados.

A alternativa que compreende somente os princípios que se mantiveram iguais em ambas é: I e III;

Princípios da ISO 9001:

  • Foco no Cliente
  • Liderança
  • Abordagem de Processo
  • Abordagem Sistêmica para a Gestão
  • Envolvimento das Pessoas
  • Melhoria Contínua
  • Abordagem Factual para Tomada de Decisões
  • Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA:

A adoção de um programa de gestão da qualidade e a obtenção de uma certificação ISO 9000 são fatores que motivam as iniciativas de gerenciamento de processos de negócio.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Em 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000, que estabelece diretrizes sobre a responsabilidade social de organizações. De acordo com essa norma, assinale a opção que apresenta os princípios que as organizações devem respeitar precaução, poluidor pagador, responsabilidade ambiental e gestão ambiental.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: De acordo com a ABNT NBR ISSO 14001, a base para a abordagem que sustenta um sistema de gestão ambiental é fundamentada no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA). Sobre esse conceito, analise as afirmativas a seguir.

  1. Na etapa Plan, implementam-se os processos conforme planejado.
  2. Na etapa Act, estabelecem-se os objetivos ambientais e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política ambiental da organização.

III. Na etapa Check, monitoram-se e medem-se os processos implementados considerando a política ambiental (incluindo seus compromissos, objetivos ambientais e critérios operacionais) e, também, reportam-se resultados.

Está correto o que se afirma em: III, somente.

Na etapa Do, implementam-se os processos conforme planejado;

Na etapa Plan, estabelecem-se os objetivos ambientais e os processos necessários para entregar resultados de acordo com a política ambiental da organização.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: No que tange à ISO 9001, é correto afirmar que: é vedado que o responsável pela implementação seja o mesmo que realiza a auditoria para a certificação.

“Inicialmente é feito um diagnóstico por um especialista da norma e elaborada uma proposta comercial para a empresa. Após isso, é criado um cronograma de atividades do cliente (empresa), de acordo com a norma. O especialista a implanta por meio de consultoria e treinamento. Em um segundo momento, é realizada uma auditoria interna e, posteriormente, uma pré-auditoria, que pode ser opcional. Um organismo certificador realiza uma auditoria de certificação e se tudo estiver conforme a NBR ISO 9001, a empresa recebe o certificado.”

http://gestao-de-qualidade.info/iso-9001.html