O Que É Teoria da Avaliação Cognitiva?

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Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

FGV (2021):

QUESTÃO CERTA: Um país, com necessidade urgente de aumentar os estoques dos bancos de sangue, institui uma remuneração para cada bolsa de sangue doada pelos cidadãos. Entretanto, em vez dessa nova política funcionar como um incentivo para o aumento de doações, ocorre justamente o contrário do planejado, e o número de doadores diminui ainda mais. A teoria que se mostra adequada para explicar o ocorrido na situação apresentada, é conhecida por: Teoria da avaliação cognitiva.

QUESTÃO CERTA: Uma programadora de computadores que valoriza a tarefa de escrever códigos por gostar de resolver problemas recebe uma recompensa por trabalhar dentro de um padrão imposto externamente, com o qual ela não concorda e que considera coercitivo. A sua motivação intrínseca foi afetada e ela fica menos interessada na tarefa, reduzindo seus esforços. Qual teoria contemporânea de motivação explica o comportamento dessa funcionária? Teoria da avaliação cognitiva.

“Quando uma pessoa recebe recompensas extrínsecas por um trabalho intrinsecamente motivador, o interesse intrínseco pelo trabalho diminui. A explicação comum para isso é que a pessoa sente uma perda de controle sobre seu próprio comportamento.

Resumidamente, o que ocorre é que a programadora era motivada por um reforço intrínseco (gostar de resolver problemas). Após começar a receber recompensas extrínsecas, sua motivação foi afetada, tendo diminuído. Essa hipótese caracteriza a teoria da avaliação cognitiva que, basicamente, explica que recompensas extrínsecas reduzem o interesse intrínseco em uma tarefa se elas forem vistas como uma forma de controle da organização sobre o comportamento dos trabalhadores”.

QUESTÃO ERRADA: O oferecimento de recompensas extrínsecas garante a elevação do desempenho das pessoas e dispensa o oferecimento de recompensas intrínsecas.

QUESTÃO ERRADA: Acerca dos conceitos de motivação intrínseca e extrínseca, o que se poderia fazer quando não é possível aumentar o valor intrínseco de uma tarefa, a fim de que a pessoa não a perceba como algo enfadonho e mantenha-se motivada e orientada a ela, é usar recompensas: extrínsecas, ao longo do desenvolvimento das atividades, valorizando o processo.

“A motivação enquanto interesse situacional (motivação extrínseca) é explicada como sendo um estado emocional provocado por estímulos situacionais específicos que levam os alunos a se engajarem intencionalmente nas atividades escolares, procurando atingir os objetivos propostos, através da utilização de recompensas ou pressões para aumentar a ocorrência desses comportamentos. Nesse caso, a motivação está diretamente relacionada à quantidade de privação do organismo, sendo que os comportamentos emitidos para aliviar a privação são fortalecidos pelo reforçamento”.

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QUESTÃO CERTA: Os especialistas em motivação distinguem, muitas vezes, recompensas extrínsecas de recompensas intrínsecas. São recompensas intrínsecas: sensação de competência; responsabilidade; crescimento pessoal.

QUESTÃO CERTA: A motivação intrínseca refere-se a: favorecimento do aumento da satisfação do indivíduo pela própria natureza da atividade executada e as recompensas que dela advêm.

QUESTÃO CERTA: O tipo de motivação _______ é baseado em recompensas tangíveis: salários, benefícios e promoções, sendo que estas causas independem da gerência, pois geralmente são determinadas pela alta administração. O tipo _______ é relacionado a recompensas psicológicas: reconhecimento, respeito, status. Esse tipo motivacional está intimamente ligado às ações individuais dos gerentes em relação aos seus subordinados. Marque a alternativa que preenche corretamente e na sequência, os conceitos acima: Extrínseca e Intrínseca;

QUESTÃO CERTA: A motivação costuma ser apontada como um estado autorregulado, biológica ou cognitivamente, por vários fatores como necessidade, estado emocional, valores, expectativas e objetivos. Alguns estudos sobre a motivação diferem a motivação intrínseca da extrínseca, sustentando que: a segunda é gerada por processos de reforço e punição.

“Heiz e Jutta (2008), nos estudos sobre motivação, diferem a motivação intrínseca da extrínseca. Enquanto a primeira refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição. A motivação é fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente. Os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo, quando um profissional realiza um projeto que o interessa (motivação intrínseca) e consegue, com isso, elogios do gestor (reforço: motivação extrínseca).”