O Que É Segmentação de Mercado?

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Última Atualização 23 de janeiro de 2022

O processo de segmentação de mercado tem por objetivo a determinação de diferenças (heterogeneidade) significativas entre grupos de compradores/consumidores, separando-os em conjuntos diferenciados, para que a empresa possa selecionar segmentos que se apresentem mais favoráveis à concentração de esforços.

FAU (2017):

QUESTÃO CERTA: “A segmentação de mercado divide um mercado em fatias bem definidas. Um segmento de mercado consiste em um grupo de clientes que compartilham um conjunto semelhante de necessidades e desejos. A tarefa dos profissionais de marketing consiste em identificar o número apropriado e a natureza dos segmentos de mercado e selecionar como alvo um ou mais deles”. (KOTLER, KELLER). Administração de marketing. 14a edição, pg. 228. Como parte do reconhecimento das diferenças entre os clientes, selecione qual alternativa compõe as principais variáveis de segmentação do marketing: Geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CORRETA: Philip Kotler define segmentação de mercado como a subdivisão do mercado em subconjuntos homogêneos de clientes, podendo qualquer subconjunto, concebivelmente, ser selecionado como meta de mercado a ser alcançada com um composto de marketing distinto. Para a segmentação ser eficaz, os segmentos resultantes devem ser suficientemente amplos ou lucrativos para merecer um cultivo separado de marketing.

FCM (2018):

QUESTÃO CERTA: A atitude de uma empresa de não segmentar o mercado significa que ela faz uso da estratégia de marketing único ou não diferenciado.

FCM (2018):

QUESTÃO CERTA: O processo de divisão de um mercado visa criar subconjuntos distintos de consumidores, com necessidades ou características comuns.

FCM (2018):

QUESTÃO CERTA: A necessidade de dividir o mercado surge da existência de diferenças entre os consumidores, a partir das quais são criados grupos e desenvolvidos compostos de marketing específicos.

FCM (2018):

QUESTÃO CERTA: A necessidade de segmentação foi também favorecida pela concorrência. Com o objetivo de evitá-la, os profissionais de marketing buscaram novos grupos de consumidores, ainda não atendidos, o que ocasionou a formação de novos segmentos.

Banca própria do IF Baiano (2019):

QUESTÃO CERTA: A segmentação de marketing consiste no processo de dividir o mercado em grupos de potenciais clientes que compartilham algumas características, como necessidades ou desejos semelhantes. O desafio dos profissionais da área consiste em mensurar informações precisas para detectar a viabilidade de mercado em relação a esses grupos, questionando: “vale a pena investir nesse grupo de consumidores para atender suas expectativas?” Sobre o tema, assinale a alternativa correta em relação às características da segmentação: Segmentação comportamental – o mercado é dividido com base nas preferências, escolhas e exigências. Estes segmentos, normalmente, são fracionados com base no conhecimento e uso do produto

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CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: Os assuntos de interesse direto da área de administração de material incluem o(a) segmentação de mercados.

Segmentação de mercado consiste no estudo e pesquisa de um determinado mercado consumidor com o objetivo de dividi-lo em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum para, então, escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios de uma empresa. É utilizada tanto pelo Marketing como pelas empresas, na definição da sua estratégia, ao identificar o seu mercado alvo.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: Philip Kotler define segmentação de mercado como a subdivisão do mercado em subconjuntos homogêneos de clientes, podendo qualquer subconjunto, concebivelmente, ser selecionado como meta de mercado a ser alcançada com um composto de marketing distinto. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. Somente grandes mercados podem ser segmentados de forma útil.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: Dados demográficos dificilmente são importantes para estratégias de segmentação de mercado.

“Considerando o ambiente das organizações, no qual diversas mudanças motivadas pelo atual cenário econômico vêm ocorrendo, podemos analisar algumas tendências se destacando em relação a tomada de decisão, tais como: o estudo da concorrência, análise de cenários globalizados, uso expansivo de tecnologias da informação, assim como outras atividades que visam melhorar e facilitar a tomada de decisão.”

Fonte: https://www.portal-administracao.com/2014/03/o-processo-decisorio-nas-organizacoes.html