Nesse post, vamos falar sobre relatório gerencial no bojo dos sistemas de informações gerenciais (SIG). Esses relatórios gerenciais são peças fundamentais para as organizações. Vejamos uma questão da FCC:
QUESTÃO CERTA: Os Sistemas de Informação, principalmente os da categoria econômico-financeira, são distribuídos em três modelos: decisão, mensuração e informação. Trata-se de uma característica importante do modelo de informação: contemplar, além da identificação e da classificação, a transmissão de sinais por meio de canais denominados relatórios gerenciais.
Correto, de nada adianta identificarmos e classificarmos informações se não a transmitimos por meio de relatórios no âmbito dos sistemas de informação.
Uma questão da VUNESP traz a seguinte narrativa:
QUESTÃO CERTA: Um analista de RH de uma empresa de serviços precisa elaborar os relatórios gerenciais acerca dos trabalhos desenvolvidos sob sua responsabilidade. Esses relatórios alimentam o sistema de informação que possibilita a gestão de desempenho da área de RH. Assinale a afirmativa que apresenta uma justificativa correta para a existência desses relatórios gerenciais: Fornecem dados para o Sistema de Informação Gerencial da empresa, facilitando a tomada de decisão.
É isso aí! Lembrar que relatório gerencial, sistema de informação gerencial e tomada de decisão estão interconectados é imprescindível.
Uma questão da banca PR-4 UFRJ:
QUESTÃO CERTA: Os relatórios gerenciais – de boa qualidade – são de extrema importância, pois servem de base para a formulação de decisões. Observando alguns poucos princípios, é possível elaborar e utilizar Relatórios Gerenciais de forma simples, objetiva, eficaz e precisa, condensando informações básicas importantes, tais como Números, Gráficos, Decisões e Ações. Marque, adiante, a estrutura mais adequada para um bom Relatório Gerencial, considerando os aspectos básicos mencionados no enunciado: Números – devem apresentar a situação atual e real; o período, o mesmo período no exercício anterior, a situação desejada. Gráficos – devem indicar os níveis de tomada de decisão, através da apresentação das situações máxima, média ou mínima. Decisões/Ações – devem explicitar as decisões/ações tomadas em relação a determinado assunto, bem como os recursos para sua implementação.
Uma questão do Instituto AOCP:
QUESTÃO CERTA: O conceito de controle gerencial inclui um sistema de relatórios capaz de suprir informações a respeito do que ocorre em todas as áreas e dos problemas e suas causas. Por meio da elaboração de relatórios gerenciais, é possível controlar as ações gerenciais pela comparação dos resultados com os padrões. Assinale a alternativa que apresenta o processo de comparação que procura descobrir e localizar discrepância ou desvio entre o que está sendo feito e o que deveria ser feito: Variância.
Uma explicação sobre esse tema:
A comparação proporciona a informação a respeito da quantidade, qualidade, do tempo e custo das atividades de cada departamento, capaz de permitir sua avaliação em relação aos padrões preestabelecidos. O processo de comparação repousa na mensuração, na variância e no princípio da exceção, que são os seus três elementos essenciais.
a. Mensuração: refere-se à informação sobre o desempenho de um departamento, de forma a avaliá-la de acordo com algum critério quantitativo ou qualitativo. As principais técnicas de mensuração utilizadas são a observação e os relatórios.
– Observação: A observação do nível de atividade – indagações feitas aos empregados, observação do desempenho e comportamento dos mesmos, comentários obtidos dos clientes, notícias dos consumidores etc. – qualquer que seja a maneira pela qual é feita, é um importante meio de se saber como as coisas vão indo.
– Relatórios: Por meio de relatórios, os dados chegam ao administrador de uma forma que lhe permite fazer comparações e tomar as ações mais indicadas. Relatórios de controle permitem revelar não apenas o que está acontecendo em um determinado período de tempo, mas também o significado do que está acontecendo.
b. Variância: é algum grau de desvio ou de afastamento do desempenho atual em relação ao padrão estabelecido. A comparação procura descobrir e localizar se existe discrepância ou desvio entre o que está sendo feito e o que deveria ser feito.
c. Princípio da exceção: deixa de lado as ocorrências normais que não requerem ação corretiva, para apontar somente o que é excepcional, isto é, as ocorrências que fogem à normalidade dos acontecimentos.
Uma questão da banca NC-UFPR:
QUESTÃO CERTA: Ao preparar um projeto para desenvolver um Plano de Contas, a empresa deve ter em mente as várias possibilidades de relatórios gerenciais e para uso externo e, dessa maneira, prever as contas de acordo com os diversos relatórios a serem produzidos. Se anteriormente isso já era de grande importância, atualmente, com os recursos tecnológicos da informática, passou a ser essencial, pois tais relatórios propiciarão tomadas de decisões mais ágeis e eficazes por parte dos usuários. Sobre a preparação de relatórios gerenciais, considere os seguintes itens:
1. A natureza e o porte de empresas similares, para se elaborar um plano de contas comum a todas.
2. A forma jurídica da empresa.
3. A estrutura organizacional da empresa.
4. A estrutura do sistema de informação utilizado pelo contador, ou pelo escritório de contabilidade que presta serviços para a empresa.
5. As características físicas e locais de utilização dos elementos patrimoniais da empresa.
6. A estrutura de recursos humanos da empresa.
Na preparação de relatórios gerenciais, devem ser analisados os itens: 2, 3 e 6 apenas.
Uma questão da COPESE – UFT:
QUESTÃO CERTA: Com a popularização do Personal Computer (PC) ou Computador Pessoal, por volta da década de 90 do século XX, as organizações passaram a registrar com mais precisão dados e informações e gerar relatórios gerenciais, mas foi com a criação de Sistemas Integrados de Gestão que foi possível agilizar e tornar mais efetivo o processo decisório e as rotinas administrativas. Marque a alternativa que apresenta o contexto dos sistemas integrados: O estoque de produto acabado é atualizado no módulo de produção a cada movimentação feita no módulo de faturamento.
Foi dito sistema integrado – quer mais integrado do que isso? A coisa ocorre de forma sincronizada, movimentação gera atualização.
Para finalizar, uma questão da FUNDEP:
QUESTÃO CERTA: Empresas que já observam um BMP em suas operações também dependem de relatórios gerenciais de modelagem e de acompanhamento de processos já redesenhados. Em relação aos relatórios gerenciais de modelagem, é CORRETO afirmar que a sequência exata de informação passa por: descrição do fluxo atual e informações complementares.
Confesso que fiquei confuso com essa questão, será que ela se refere a BMP (business measurement process) ou BPM (business process management)? Ou seria Business Process Model and Notation (BPMN)? Comentários são bem-vindos.