Última Atualização 14 de julho de 2021
Modelo racional e comportamental de tomada de decisão
▸Modelo Racional
✔ O tomador de decisões tem informações perfeitas (relevantes e acuradas).
✔ O tomador de decisões tem uma lista exaustiva de alternativas dentre as quais pode escolher.
✔ O tomador de decisões é racional
✔ O tomador de decisões sempre tem em mente os melhores interesses da organização.
▸Modelo Comportamental
✔ O tomador de decisões tem informações imperfeitas (incompletas e possivelmente imprecisas).
✔ O tomador de decisões não tem um conjunto completo de alternativas ou não entende plenamente aquelas que têm à disposição.
✔ O tomador de decisões tem uma racionalidade definida e se restringe a valores, experiência, hábitos etc.
✔ O tomador de decisões escolherá a primeira alternativa minimamente aceitável.
QUESTÃO CERTA: Segundo a teoria da racionalidade limitada, conceito associado às disfunções do processo decisório, assinale a afirmativa correta: Os gestores tomam decisões sobre questões sobre as quais possuem informações insuficientes, devido às restrições cognitivas, de tempo e de recursos para a obtenção de dados mais completos.
QUESTÃO ERRADA: De acordo com o modelo racional, um dos fatores que afeta a tomada de decisão é a limitação cognitiva do agente, levando-o a tomar decisões satisfatórias, e não ótimas.
Modelo racional –> decisões ótimas
Modelo da racionalidade limitada –> decisões satisfatórias
QUESTÃO CERTA: O conceito de racionalidade limitada evidencia a impossibilidade de se conceber a organização como um empreendimento estritamente racional.
QUESTÃO CERTA: tendo em vista que a racionalidade do tomador é limitada, a decisão racional demanda esforço para simplificar situações complexas.
Tomada de decisão racional: quando se enfrenta um problema complexo, tende-se a reagir reduzindo-o a um nível em que ele pode ser compreendido mais facilmente. Isso acontece porque nossa capacidade limitada de processamento de informações torna impossível assimilar e compreender todos os dados necessários para a otimização.
Uma decisão racional baseia-se totalmente em informações e não em sentimentos, emoções ou crenças infundadas sobre a situação e as escolhas que ela requer. Além disso, a racionalidade pressupõe uma ordem lógica: se uma regra for criada, explicando quais passos devem ser seguidos, todos os problemas serão resolvidos.
QUESTÃO ERRADA: O processo decisório deve ser estritamente racional, visto que opiniões, sentimentos e intuições não devem influenciar a solução de um problema.
QUESTÃO CERTA: O tomador de decisões intuitivo é capaz de decidir rapidamente com base em um volume aparentemente limitado de informações.
QUESTÃO CERTA: No modelo de racionalidade limitada, propõe-se que a racionalidade é sempre relativa ao sujeito que decide, não existindo uma única racionalidade tida como superior.
Racionalidade limitada
- Racionalidade até certo ponto;
- Intuição – baseado em experiências anteriores, hábitos, pensamentos subliminares, subconsciente;
- Não é o contrário/oposto da racionalidade.
QUESTÃO CERTA: A maioria das decisões organizacionais é tomada por meio de informações limitadas, o que satisfaz as primeiras soluções circunstancialmente aceitáveis para os problemas.
Racionalidade limitada: o tomador de decisões conhece apenas parte das informações acerca da situação. Faz pressuposições. Toma decisões com base nos fatos que conhece.