O Que É Pesquisa de Clima Organizacional?

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QUESTÃO CERTA: A equipe de recursos humanos da IMBEL é encarregada de realizar uma pesquisa com os colaboradores da empresa. Essa pesquisa, conforme recomendado pela Diretoria, tem o intuito de identificar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Assinale a opção que indica o objetivo dessa pesquisa: Avaliar o clima organizacional.

QUESTÃO ERRADA: As pesquisas de clima organizacional levam em consideração fatores externos, enquanto ameaças e oportunidades, e fatores internos, como forças e fraquezas da organização na avaliação das relações cotidianas entre lideranças e colaboradores.

ERRADO! Apesar de os fatores externos influenciarem no clima organizacional (como as condições de mercado), os fatores externos não são considerados na pesquisa de clima.

QUESTÃO CERTA: A pesquisa de clima organizacional permite ligar as variáveis psicológicas às organizacionais através da dimensão transacional das organizações, ou seja, como as pessoas avaliam recompensas e todas as diferentes formas de reconhecimento que estão recebendo da organização pelas contribuições que estão prestando ao exercer diferentes funções.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: A criação de uma cultura e de um clima de conhecimento prescinde do ato de dar reconhecimento aos funcionários que buscam disseminar o conhecimento.

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Criar uma cultura e um clima de conhecimento e REconhecimento dos funcionários é tarefa IMprescindível para se disseminar o conhecimento, a valorização e a reciprocidade intelectual dos participantes, o que fomentará e desenvolverá a qualidade de vida na organização. Priorizando-se esses pontos essenciais, o líder, que deve ser o elo entre o funcionário e a empresa, possuirá maior habilidade para influenciar nesse processo. Portanto, gabarito certo.

QUESTÃO CERTA: As pesquisas de clima organizacional incluem as seguintes dimensões: comunicação, integração entre as diferentes áreas funcionais, estilo de gerência, administração de recursos humanos (principalmente salários, benefícios e carreira), modelo de gestão adotado pela organização, natureza do trabalho realizado, relacionamento interpessoal, grau de identificação com a organização e clareza de objetivos.