O Que É o Estudo de Tempos e Movimentos?

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Última Atualização 11 de janeiro de 2021

O Que É o Estudo de Tempos e Movimentos? Você sabe? É fundamental saber o que diz esse estudo e por quem foi conduzido.

Uma questão da CESGRANRIO trata disso de forma bem clara, observe:

QUESTÃO CERTA: Desde os primórdios da administração, especificamente da administração científica de Taylor, as organizações tiveram que se adaptar a movimentos de constantes flutuações em suas gestões. Em seu “estudo de tempos e movimentos”, Taylor analisava as unidades básicas de trabalho de cada indivíduo. Partindo-se dessa premissa, a validade dos estudos de tempos e movimentos se dá pela: observação das ações e da forma como elas são executadas na produção.

Veja uma questão da FUNDEP que detalha melhor como Taylor conduziu o seu estudo:

QUESTÃO CERTA: Os primeiros movimentos da Administração iniciaram-se com a Administração Científica, com três momentos distintos. Em 1895, Taylor propôs o estudo de tempos e movimentos, que consistia em descobrir o tempo necessário para que um homem, dando o melhor de si, completasse uma tarefa. O objetivo principal desse método, é: estabelecer um pagamento por peça, estimulando o trabalhador.

Uma questão da CEBRASPE (2018) que mostra como os resultados encontrados no passado perduram até os dias de hoje:

QUESTÃO CERTA: O estudo de tempos e movimentos é base atual para a organização de um almoxarifado tanto em órgãos públicos quanto em empresas.

É claro. Quem já sabe como agilizar a arrumação de almoxarifado sai na frente!

QUESTÃO CERTA: Sobre a administração com base na racionalização e no controle da atividade humana, assinale a alternativa CORRETA: possui a necessidade de padronização por meio da busca de um método ideal de trabalho.

Perfeito. Racionalização do trabalho tem a ver com método ideal de trabalho. Segue uma regrinha para você não confundir as teorias e quem propôs o quê. Letra T é o caminho:

Teoria da Administração CIENTÍFICA –> TAYLOR –> TEMPOS e movimentos.

QUESTÃO ERRADA: A administração científica, proposta por Taylor, via com desconfiança a organização racional do trabalho, uma vez que ela não garantia a padronização dos métodos de trabalho.

Opa! A questão foi totalmente contrária ao que acabamos de aprender.

QUESTÃO ERRADA: A Escola Clássica, pioneira entre as abordagens da Administração e iniciada pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, dá especial ênfase à divisão do trabalho em tarefas elementares e à especialização dos trabalhadores na execução dessas tarefas, visando obter ganhos de produtividade e lucratividade.

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Sim! Aqui estamos tratando da busca pelo método ideal de trabalho para justamente atingir produtividade e lucratividade. Mais calças fabricadas com menor número  de funcionários ou em menor tempo!

QUESTÃO ERRADA: A racionalização do trabalho no nível operacional foi o principal enfoque da abordagem neoclássica da administração.

A racionalização do trabalho no nível operacional foi um enfoque da administração científica (Taylor) e não da citada na questão. Está vendo porque é importante decorar aquela regrinha da letra T que apontei acima?

Segue pequeno trecho do Wikipédia para reforçar o que aprendemos até aqui:

Taylor conhecido como “o pai da administração científica” e pelo estudo de Tempos e Movimentos, cujo objetivo era padronizar o trabalho em nível operacional.

Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheironorte-americanoFrederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração.

A teoria têm como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.1 Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se: I – ênfase na prática da administração; II – reafirmação relativa das proposições clássicas; III – ênfase nos princípios gerais de gestão; IV – ênfase nos objetivos e resultados.

Viu como são teorias diferentes?