Última Atualização 21 de fevereiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: O livro de apuração do lucro real é um livro contábil auxiliar, no qual os fatos contábeis são registrados por tipo de conta.
Podemos classificas os livros em 3 grupos: Livros Fiscais, Livros Contábeis e Livros Sociais.
Livros Fiscais: São aqueles exigidos pelo Fisco: Ex.: LALUR, Registro de Apuração do ICMS, etc.
Livros Contábeis: Destinam- se a escrituração dos atos e fatos administrativos que ocorreram na empresa: Ex.: Livro Diário, Razão, Livro de caixa, etc.
Livros Sociais: São os livros exigidos pela da Sociedade por Ações (6.404/76). Ex.: Registro de ações nominais, Registro de Partes Beneficiárias.
Sabendo disso, fica fácil responder à questão. O Livro de apuração do lucro real (LALUR) é um livro fiscal, e não um livro contábil. Daí o erro da questão.
O LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real, é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo imposto de renda na modalidade LUCRO REAL, conforme previsão contida no Regulamento do Imposto de Renda.
QUESTÃO ERRADA: Considerando que o prejuízo fiscal apurado por determinada entidade optante pelo regime de tributação do imposto de renda sobre o lucro real poderá ser compensado com os lucros líquidos ajustados pelas adições e exclusões previstas na legislação, assinale a opção correta: O livro contábil essencial para a apuração do lucro que será objeto de compensação é o livro razão.
O livro fiscal essencial para a apuração do lucro que será objeto de compensação é o Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur). Alternativa errada.