O Que É Controle Simultâneo? (Exemplos)

0
1416

Última Atualização 9 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: Em uma determinada empresa prestadora de serviços, são recrutados apenas profissionais com pós-graduação e são inspecionados todos os insumos utilizados para a prestação de serviços. As atividades dos funcionários são monitoradas, de perto, por supervisores que verificam, no momento da prestação do serviço, se ele está adequado ao que foi planejado. Ao fim, os resultados são analisados, e a satisfação do cliente é medida. Nesse caso, o monitoramento das atividades dos funcionários pelos supervisores compõe o tipo de controle organizacional denominado: simultâneo.

Nas situações em que o monitoramento da atividade laboral é realizado “de perto”, no momento de sua execução, caracteriza o controle chamando concomitante ou simultâneo.

QUESTÃO CERTA: Indiferentemente ao controle preventivo, simultâneo ou de feedback adotados na gestão, os mesm os servem para medir o desempenho real, comparar o desempenho com o padrão, e tomar medidas de ação corretiva.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A supervisão direta de funcionários é um exemplo típico de controle: simultâneo.

Verdade. Assim, um supervisor observa as atividades dos trabalhadores, e pode corrigir as situações problemáticas assim que aparecerem.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Buscando dar um destaque positivo a sua gestão, Jairo, o novo controller do Banco Fortuna S.A., decide dar maior atenção para o aspecto da qualidade, focando em 3 tipos de controle: preventivo, simultâneo e posterior. São exemplos desses tipos de controle, respectivamente: software de avaliação de riscos, contratação de supervisores específicos para cada área, avaliação periódica de desempenho.