O Que É Análise Pest?

0
569

Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

EPESE (2018):

QUESTÃO CERTA: Estabeleça a comparação de duas abordagens de formulações de estratégia competitiva: a análise SWOT, do inglês: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats); e o modelo PEST, da sigla para análise Política, Econômica, Social e Tecnológica: Considerando o que foi estabelecido, no contexto de planejamento estratégico, é correto afirmar: No item Social da análise PEST são abordados temas como comportamento e gostos do consumidor, aspetos culturais e demográficos da população, que condicionam as oportunidades de mercado para as empresas.

Análise Pest é utilizada para analisar mudanças políticas, econômicas, socioculturais e tecnológicas no ambiente de negócios. Ela ajuda a trazer uma visão mais macro das ameaças e oportunidades externas a que empresas estão expostas, sendo amplamente utilizada para esse fim.

Fonte: https://www.treasy.com.br/

CESGRANRIO (2010):

QUESTÃO CERTA: Uma das etapas mais importantes na elaboração de um plano de relações públicas é o diagnóstico. É nessa etapa que se obtém uma radiografia do ambiente organizacional, nas suas perspectivas micro e macro, de modo a se ter uma visão mais ampla dos fatores que condicionam a comunicação da empresa. Em um estudo diagnóstico sobre a política de comunicação de uma empresa, recomenda- se uma análise PEST quando o objetivo for: promover um alinhamento da política de comunicação com o cenário externo

Advertisement
.

É importante ressaltar que a Análise Pest trabalha com os fatores externos, apenas. Imagine que você esteja elaborando o planejamento estratégico de sua empresa. Basicamente, os passos para a elaboração do plano incluem:

  • Definir a Missão, Visão e Valores da empresa
  • Definir os Objetivos Estratégicos
  • Definir os Objetivos Táticos (Metas)
  • Definir os Objetivos Operacionais (Planos de Ação)
  • Elaborar um Orçamento Empresarial

Você vai concordar comigo que para definir cada um dos pontos, se você estiver munido de análises sobre fatores ambientais externos e internos a empresa estará, com toda certeza, em uma posição melhor para planejar uma estratégia mais efetiva – que atinja os objetivos estratégicos, táticos e operacionais – e que minimize erros. A Análise Pest proporciona a visão externa.