O Que É Análise Administrativa?

0
1336

Última Atualização 27 de janeiro de 2022

QUESTÃO CORRETA: Um dos objetivos da análise dos processos de trabalho é a redução de custos por meio da racionalização administrativa.

QUESTÃO ERRADA: A análise administrativa deve ser precedida de intervenções planejadas para a verificação da solução de problemas de retrabalho e redesenho das estruturas organizacionais.

A intervenção planejada faz parte do processo de análise administrativa, assim como o diagnóstico situacional. Não se trata, portanto, de um estudo separado.

Segundo Cury, análise administrativa é um processo de trabalho dinâmico e contínuo, que busca auferir diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções para os problemas administrativos, por meio de planejamento para aperfeiçoar o clima e a estrutura organizacionais, e também os processos e métodos de trabalho.

Para o autor os principais fundamentos da análise administrativa são os seguintes: O diagnóstico situacional das causas que busca identificar o clima e a estrutura da organização. Os métodos e processos de trabalho. A intervenção planejada que é o estudo das soluções dos problemas, que de início compreende as fases de planejamento da solução e competente crítica. O planejamento das mudanças, que em linhas gerais, ocorre nas fases de implantação e controle.

Cury divide a análise administrativa em três fases interdependentes e dicotômicas:

  • O diagnóstico situacional das causas composto do levantamento e crítica do levantamento.
  • O estudo das soluções dos problemas dividido em planejamento de solução e crítica do planejamento.
  • Advertisement
  • A implementação das mudanças dividida em implantação e controle de resultados

QUESTÃO CERTA: A identificação de métodos e processos de trabalho, bem como seus possíveis problemas estruturais, é objeto do diagnóstico situacional que ocorre na análise das organizações.

Os pontos fundamentais da análise administrativa, dentro de um enfoque comportamental, basicamente, desdobram-se em dois momentos distintos:

1- Diagnóstico situacional das causas, buscando identificar não só o clima e a estrutura da organização, mas também seus métodos e processos de trabalho, o que se pode conseguir, em princípio, através das fases de levantamento de dados e crítica respectiva, analisada.

2- Intervenção planejada

  • Envolve o estudo das soluções dos problemas, compreendendo, de início, as fases de planejamento da solução e competente crítica.
  • Envolve o planejamento as mudanças, efetivando, em linhas gerais, nas de implantação e controle de resultados.