O Que É A Teoria da Equidade? (teoria do equilíbrio)

0
3162

Última Atualização 19 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que apresenta o princípio da equidade, base para a teoria de motivação que se intitula pelo mesmo nome, isto é, a teoria da equidade: as pessoas devem ser recompensadas na proporção de sua contribuição.

QUESTÃO CERTA: A Teoria da Equidade assevera que a motivação está associada à percepção de justiça entre os investimentos feitos pelos indivíduos e as retribuições recebidas em contrapartida.

A teoria da equidade analisa como os indivíduos percebem a justiça que acontece no ambiente de trabalho. Chiavenato (2010) entende que a essência dessa teoria é a comparação que os colaboradores fazem entre seus esforços e recompensas.

Teoria da Equidade também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra. A contribuição desta teoria no ambiente organizacional reside na possibilidade de se aferir o clima no trabalho, por permitir a compreensão quanto à reação das pessoas diante de recompensas oferecidas ao grupo. A percepção individual de equidade na distribuição destas recompensas se processa de forma comparativa entre as pessoas com base em quatro tipos principais de referências: – A própria pessoa, numa posição ou situação diferente na mesma organização, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situação atual.

– A própria pessoa, numa situação diferente em outra organização, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situação atual.

– Outra pessoa ou grupo de pessoas, na mesma organização.

– Outra pessoa ou grupo de pessoa, em organizações diferentes.

Estas medidas de comparação percebidas pelo indivíduo não resultam em conflitos no trabalho, haja vista que prevalece a equidade do comportamento, todavia, se há falta de isonomia no trato das pessoas, ter-se-á implicações motivacionais para a organização.

QUESTÃO ERRADA: Segundo a teoria do equilíbrio organizacional, o participante manterá sua posição na organização ainda que as contribuições que lhe são oferecidas sejam menores que os inventivos que são exigidos.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria do equilíbrio organizacional, os incentivos são as recompensas oferecidas pela organização a seus participantes.

QUESTÃO ERRADA: A equidade é uma característica importante do equilíbrio no clima organizacional, que recomenda condições iguais de trabalho e remuneração para os níveis operacionais da empresa.

A Teoria da Equidade parte do pressuposto que para a pessoa se tornar motivada dependerá do nivelamento do que ela oferece à organização através do sistema produtivo (desempenho) e o que ela recebe por meio do sistema retributivo (compensação).

Na Teoria de Equidade sobre motivação, o profissional se comparará aos demais profissionais que ocupam um cargo semelhante na empresa (equidade interna). Ele também fará esta comparação com profissionais que ocupam um cargo semelhante em organizações similares (equidade externa). Assim, o profissional avalia um segmento: aquele ao qual ele está vinculado. Ficará motivado, se perceber que está tendo um tratamento proporcional ao concedido aos seus pares. Caso contrário, restará desmotivado.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a teoria da equidade, a motivação no ambiente de trabalho ocorre quando um funcionário reconhece que a organização lhe paga salário melhor que a média salarial de mercado.

A teoria da equidade é aquela que diz que os funcionários comparam o esforço que realizam e as recompensas que recebem da organização com os esforços e recompensas de outras pessoas. A questão diz outra coisa.

QUESTÃO ERRADA: Uma comparação de equidade ocorre sempre que as organizações estabelecem recompensas intrínsecas e extrínsecas.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A motivação, segundo a teoria da equidade, ocorre quando as pessoas buscam corrigir as situações em que exista injustiça ou desigualdade por acreditarem nos valores pessoais de justiça nas relações sociais no trabalho.

De acordo com a Teoria da Equidade, cada pessoa tenderia a comparar aquilo que lhe é oferecido como recompensa pelo seu desempenho com aquilo que foi oferecido a pessoas semelhantes a ele. Nesta comparação, está implícita a busca de um tratamento justo, ou, como colocam os teóricos, a busca da equidade (BERGAMINI, 1997). Na interpretação de Robbins (2002), os funcionários fazem comparações entre o seu trabalho – as entradas (esforço, experiência, educação, competência) e os resultados obtidos (remuneração, aumentos, reconhecimento) – e as entradas e resultados dos outros. Quando eles percebem que as relações são desiguais, eles experimentam uma tensão de equidade. Esse estado de tensão negativa oferece motivação para uma ação corretora (ADAMS apud ROBBINS, 2002).

TEORIA DA EQUIDADE:

Comparação entre benefícios (resultados) e esforço (investimento). Essa comparação pode gerar três situações:

– Injustiça por ser sub-recompensado (relação resultado-investimento é menor que a observada em terceiros. O funcionário acha que mereceria mais recompensas);

– Equidade / justiça: relação resultados-investimentos é igual à observada em terceiros;

– Injustiça por ser sobre-recompensado: relação resultados-investimentos é maior que o observado em terceiros. O funcionário acredita que recebe mais recompensas do que realmente merece.

Quando a injustiça é percebida, deve-se: modificar os insumos; modificar as recompensas; rever a autoimagem; rever a percepção que possui de terceiros; buscar outras referências; abandonar a situação.

Os pontos de referência adotados podem ser (e aí isso se refere aos termos usados no enunciado da questão, vejam:):

– Próprio-Interno: comparação ocorre com a própria pessoa / comparação com uma posição na mesma organização;

– Próprio-Externo: própria pessoa / posição em outra organização;

– Outro-interno: outra pessoa / posição na mesma organização;

– Outro-externo: outra pessoa / posição em outra organização.

QUESTÃO ERRADA: Caso um servidor perceba desequilíbrio entre resultado e insumo, ocorrerá tensão, em relação a outras pessoas da organização, que o motivará ao trabalho.

Caso um servidor perceba desequilíbrio entre resultado e insumo, ocorrerá tensão, em relação a outras pessoas da organização, que o DESMOTIVARÁ ao trabalho. Teoria da Equidade- Adams.

As pessoas se sentem motivadas quando percebem que existe uma justa distribuição das recompensas.

QUESTÃO CERTA: A teoria motivacional da equidade reconhece que os indivíduos julgam a quantidade absoluta de suas recompensas organizacionais, não só pelos seus esforços, mas também pela recompensa obtida pelos outros em face dos insumos por eles empregados.