O Que É A Liderança Caminho Meta? (House)

0
3010

Última Atualização 9 de fevereiro de 2022

Desenvolvida por Robert House em 1971, esta teoria argumenta que os líderes eficazes abrem os caminhos para ajudar seus liderados a atingirem seus objetivos, tornando a jornada mais fácil ao reduzir os seus obstáculos.

Estilos de liderança pela teoria da meta e do caminho:

  • Liderança diretiva;
  • Liderança encorajadora;
  • Liderança participativa; e
  • Liderança orientada para a realização.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Em determinada organização pública da administração indireta, o processo de liderança é realizado de forma que os chefes definam metas e padrões e expliquem detalhadamente como realizá-las, sem se preocupar com as necessidades de seus colaboradores. A liderança exercida nessa organização, segundo a Teoria do caminho-meta, adota o estilo: diretivo.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Se o grupo for inexperiente e o trabalho a ser realizado por ele for desestruturado, o líder deverá adotar o estilo de apoio para que os integrantes desse grupo se sintam mais seguros na realização das tarefas.

Deve adotar o modelo Diretivo.

Teoria do caminho – objetivo: (House & Mitchell, 1974): É uma teoria da contingência mais complexa que a de Fiedler, postulando que o desempenho do subordinado e sua satisfação no trabalho resultam da inter-relação de características situacionais, características do subordinado e estilo do supervisor. Pressupõe quatro estilos de comportamentos:

1- Estilo diretivo: Estruturar as tarefas para os subordinados e esclarecer o que se espera deles;

2- Estilo de apoio: Demonstrar interesse pelas necessidades e bem-estar dos subordinados;

3- Estilo de realização: Enfatizar a realização e o bom desempenho, incluindo determinar metas desafiadoras e salientar padrões de alto desempenho.

4- Estilo participativo: Consultar os subordinados e permitir que eles participem do processo decisório;

Fonte: Rennó (2013).

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Para realizar adequadamente tarefas percebidas como entediantes, estressantes ou ameaçadoras, as pessoas devem ser lideradas mediante um estilo diretivo.

FGV (2021):

QUSTÃO CERTA: Em determinada organização pública da administração indireta, o processo de liderança é realizado de forma que os chefes definam metas e padrões e expliquem detalhadamente como realizá-las, sem se preocupar com as necessidades de seus colaboradores. A liderança exercida nessa organização, segundo a Teoria do caminho-meta, adota o estilo: diretivo.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Em determinada organização pública da administração indireta, o processo de liderança é realizado de forma que os chefes definem metas e explicam, detalhadamente, como realizá-las, sem se preocupar com as necessidades de seus colaboradores. Uma comissão de estudos é enviada para averiguar a liderança exercida nessa organização, pautando-se a análise na Teoria do caminho-meta. Assinale a opção que indica o estilo adotado nessa organização: diretivo.

FCC (2017):

QUESTÃO CERTA: Um líder chama seu colaborador e explica-lhe detalhamente o que ele deve fazer, oferecendo-lhe diretrizes claras e estabelecendo padrões de desempenho bem definidos, assim como indicando controles e impondo-lhe comportamentos que garantam que todas as regras e procedimentos sejam cumpridos. Esse líder prioritariamente está utilizando um estilo de liderança diretiva.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: A liderança diretiva é inadequada se as tarefas estão bem estruturadas.

LIDERANÇA DIRETIVA é uma das previsões baseadas na TEORIA DA META E DO CAMINHO  onde essa “Argumenta que é função do líder ajudar os subordinados no alcance de suas metas, fornecendo orientação e/ou apoio necessário para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos da organização” (2005, pg. 268) –  que, segundo STEPHEN ROBBINS nos leva às seguintes suposições:

* A LIDERANÇA DIRETIVA LEVA A UMA MAIOR SATISFAÇÃO QUANDO AS TAREFAS SÃO AMBÍGUAS OU ESTRESSANTES DO QUE QUANDO SÃO ALTAMENTE ESTRUTURADAS E PLANEJADAS;

* A liderança apoiadora leva a um melhor desempenho e uma maior satisfação quando os funcionários realizam tarefas estruturadas;

* A liderança diretiva pode ser percebida como redundante entre funcionários com grande capacidade percebida ou com experiência considerável;

* Os funcionários com centro de controle interno ficam mais satisfeitos com o estilo participativo de liderança;

* A liderança orientada para a conquista aumenta as expectativas dos funcionários de que os esforços conduzirão a um melhor desempenho quando as tarefas forem estruturadas de maneira ambígua.”

Tomando-se por base a teoria mencionada, a questão está CORRETA.

REFERÊNCIAComportamento organizacional / Stephen P. Robbins; tradução técnica Reynaldo Marcondes. – 11. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Quadrix (2017):

QUESTÃO CERTA: Na liderança diretiva o líder fixa as diretrizes do trabalho e centraliza o poder, tomando as decisões de forma unilateral.

Direção ou diretivo: quando os empregados são incapazes e indispostos a trabalhar, o estilo ideal seria focado nas tarefas. Assim, o chefe manda, determina o que deve ser feito, quando e como. É o comportamento de Alta tarefa e Baixo relacionamento.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: Mostrar respeito e consideração pelo bem-estar e necessidades dos liderados, atuar com cordialidade para construir um clima amistoso são características de um líder que demonstra comportamento de apoio, conforme a teoria caminho-objetivo.

FCC (2015):

QUESTÃO CERTA: A teoria situacional, conhecida como caminho-meta, afirma que os líderes são flexíveis e devem adequar o tipo de liderança à situação, envolvendo fatores contingenciais ambientais e fatores contingenciais do subordinado.

PUC-PR (2012):

QUESTÃO CERTA: Beltrano é gestor de uma equipe num órgão público. Na sua gestão, dedica parte do tempo para ações como: apresentar aos funcionários o que se espera deles, fornecendo-lhes orientação para a execução das tarefas; fixar metas de desempenho; e assegurar que as pessoas sigam regras e regulamentos padronizados. Tais condutas permitem elevado grau de previsibilidade e controle dos processos e resultados desempenhados pelos membros da equipe. Sobre o estilo de liderança adotado por Beltrano, marque a alternativa CORRETA: Liderança diretiva.

Teoria de liderança do Caminho-Meta – Robert House

O mesmo líder, dependendo da situação, deve esclarecer o caminho, reduzir obstáculos, aumentando a motivação.

• Líder apoiador: é aquele que trata os subordinados igualmente, se preocupando com o bem-estar de seus liderados. Melhor: com tarefas estruturadas e repetitivas.

• Líder diretivo: é extremamente objetivo, usando a comunicação para dizer exatamente o que pretende. Melhor: com tarefas ambíguas ou estressantes do que quando são estruturadas e planejadas.

• Líder orientado para objetivos / resultados / conquista / realização: é o líder que prepara objetivos desafiadores e que se preocupa com o desempenho atingido, buscando os melhores resultados.

• Líder participativo: valoriza e encoraja os subordinados a participarem da tomada de decisões.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: Entre as teorias comumente mencionadas nas literaturas relativas à liderança nas organizações, existe a Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca entre os possíveis comportamentos do líder, o: diretivo, que deixa claro o que espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

FCC (2017):

QUESTÃO CERTA: Trata-se de comportamento de liderança caracterizado por amabilidade e preocupação como bem-estar, a prosperidade e as necessidades dos colaboradores. Este estilo é denominado liderança: incentivadora.

FCC (2018):

QUESTÃO CERTA: Um grupo de colaboradores procura o psicólogo organizacional da empresa para relatar que seu gestor conta com baixa disposição para escutar o grupo e que não gosta de compartilhar informações. Além disso, é pouco atento às necessidades da equipe preferindo emitir um comportamento de liderança caracterizado basicamente pelo rígido estabelecimento de objetivos desafiadores e pela busca constante de um melhor desempenho. Durante a conversa, o psicólogo identifica que o comportamento de liderança adotado por esse líder é: orientado para realizações.

Advertisement

FCC (2018):

QUESTÃO CERTA: O conceito de caminho-objetivo para liderança concentra-se em vários tipos de comportamento do líder e de fatores situacionais. Colaboradores que possuem forte necessidade de segurança provavelmente estarão mais satisfeitos com um líder: diretivo, que reduza a incerteza ao estabelecer regras e procedimentos.

INSTITUTO AOCP (2017):

QUESTÃO CERTA: Em relação às características importantes do estilo diretivo de liderança, de acordo com a teoria do caminho-objetivo (ou, trajetória-meta), assinale a alternativa correta: Envolve esclarecer os objetivos de desempenho, os meios para alcançá-los e os padrões de comparação de desempenho. Inclui o uso sensato de recompensas e ações disciplinares.

FCC (2013):

QUESTÃO CERTA: Uma das conhecidas teorias sobre liderança, desenvolvida por Robert House, é a Teoria Caminho-meta ou Caminho-objetivo. A principal ideia dessa teoria é de que o líder será aceito pelos liderados quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. House destacou quatro comportamentos de liderança, entre os quais NÃO se inclui: Líder carismático: comunica expectativas e expressa confiança nos liderados de que vão conseguir alcançá-las.

IDECAN (2017):

QUESTÃO CERTA: A liderança é um conceito bastante complexo. Apesar de existirem muitas teorias, pesquisas e autores que publicam sobre a liderança, é unânime o entendimento de que a “figura do líder” é fundamental para que as organizações consigam mobilizar pessoas, em todos os níveis organizacionais, para o alcance dos objetivos e metas que foram estabelecidos no planejamento estratégico. Sobre as aplicações práticas do conceito de liderança, conforme teoria de House e Dessler, assinale a afirmativa INCORRETA: Líder amigo: eleva o relacionamento pessoal com seus subordinados a outro patamar. O líder incentiva os laços de amizade em detrimento dos laços profissionais. Encoraja a ação dos grupos informais no ambiente organizacional.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: No enfoque da teoria de liderança caminho-meta, quando existe conflito substancial dentro de um grupo de trabalho, a liderança diretiva é inadequada por gerar pouca satisfação ao empregado.

Líder diretivo: indicado para situações onde as tarefas são ambíguas. O líder aqui exerce forte autoridade.

FGV (2014):

QUESTÃO CERTA: Liderança é um processo de influência que afeta a interpretação dos eventos pelos seguidores, a escolha dos objetivos, a motivação para cumprir os objetivos, a manutenção das relações de cooperação e do espírito de equipe, e a obtenção de apoio e cooperação de pessoas exteriores ao grupo ou à organização. Sendo assim, a liderança: requer que as mudanças procuradas reflitam os propósitos mútuos de líderes e seguidores.

A teoria do caminho- meta preconiza que os seguidores veem no líder um meio de atingir seus objetivos.

Dessa forma cabe ao líder ajudar os liderados no alcance de suas metas e assegurar que tais metas sejam compatíveis com os propósitos da organização.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO ERRADA: Se o grupo for inexperiente e o trabalho a ser realizado por ele for desestruturado, o líder deverá adotar o estilo de apoio para que os integrantes desse grupo se sintam mais seguros na realização das tarefas.

Diretivo é a resposta. House (1971) identifica quatro estilos de liderança:

a. Liderança Diretiva: é caracterizado pelo líder que apresenta aos subordinados todas as instruções sobre as tarefas que deverão ser realizadas, incluindo o que o líder espera de cada funcionário, como deve ser feito o trabalho e o espaço de tempo no qual a tarefa deverá ser finalizada.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO ERRADA: Para realizar adequadamente tarefas percebidas como entediantes, estressantes ou ameaçadoras, as pessoas devem ser lideradas mediante um estilo diretivo.

Tarefas entediantes, ameaçadoras ou estressantes -> estilo apoiador

House sugeriu quatro tipos de liderança:

Líder diretivo: Indicado para situações onde as tarefas são ambíguas. O líder aqui exerce forte autoridade.

Líder apoiador: Indicado para ambientes com tarefas repetitivas e consideradas desagradáveis.

Líder participativo: Indicado para tarefas não repetitivas que levam ao envolvimento dos subordinados.

Líder orientado para objetivos ou resultados: Indicado para situações em que se encoraja altos padrões de desempenho e estimular a autoconfiança

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: Lideranças diretivas têm por base a prestação de orientação estruturada das atividades de seus liderados, enquanto as lideranças apoiadoras são mais direcionadas a oferecer apoio socioemocional.

Teoria Caminho-Meta ou Caminho-Objetivo: Preconiza que o líder deve atuar por meio do exercício de 4 estilos de comportamento.

  1. Liderança Diretiva: O líder deixa claro aos subordinados o que é esperado deles, proporciona orientação específica sobre o que deve ser feito.
  2. Liderança Apoiadora: O líder é amigável e acessível, demonstra preocupação com a condição, bem-estar e necessidade dos subordinados.
  3. Liderança Participativa: O líder consulta seus subordinados, solicita suas sugestões e leva em consideração antes de tomar decisões.
  4. Liderança orientada para Conquista ou Resultado: O líder determina metas desafiadoras, espera de seus subordinados o mais alto desempenho, continuamente busca melhorias de desempenho e demonstra alto grau de confiança de que seus subordinados assumirão as responsabilidades, dedicarão maiores esforços e cumprirão as metas desafiadoras.

Fonte: Gestão de Pessoas, Grancursos (Prof. Adriel Sá).