Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: A nuvem pública, projetada para empresas públicas que gerenciam os recursos computacionais, é de uso exclusivo da administração federal, estadual ou municipal.
O certo seria nuvem comunitária. Exemplo: SERPRO
A nuvem pública é definida como uma série de serviços de computação oferecidos por terceiros à Internet pública, os quais são disponibilizados a qualquer pessoa que queira utilizá-los ou comprá-los. Eles podem ser gratuitos ou vendidos sob demanda, permitindo que os clientes paguem apenas pelo seu consumo de ciclos de CPU, armazenamento ou largura de banda.
Nuvem Pública – É um modelo de computação em nuvem em que a infraestrutura é provisionada para uso aberto ao público em geral.
A infraestrutura de nuvem é disponibilizada para o público em geral, sendo acessada por qualquer usuário que conheç a a localização do serviço, através da Internet.
QUESTÃO ERRADA: Na computação em nuvem, uma nuvem pública é compartilhada por organizações que possuem interesses em comum, sendo o acesso restringido para não participantes.
Nuvem privada: uso exclusivo por uma única organização. Administração pode ser terceirizada.
Nuvem comunitária: interliga uma comunidade de consumidores de organizações que têm interesses em comum. Hospedagem e administração pode ser internalizada ou terceirizada.
Nuvem pública: uso aberto ao público em geral. Pode ser gratuita ou paga.
Nuvem híbrida: é uma composição de duas ou mais infraestruturas na nuvem (privadas, comunitárias ou públicas). Combina os benefícios.