Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: O documento nota fiscal de entrada é um documento que serve para: aumentar o estoque físico e contábil.
Oque é nota fiscal de entrada?
A nota fiscal de entrada diz respeito a tudo que entra na sua empresa. Geralmente, são as notas dos produtos ou serviços que chegam dos fornecedores para você. Esses documentos trazem um registro valioso para a logística e a gestão do estoque da empresa.
A nossa legislação define alguns casos específicos para a emissão de nota fiscal de entrada. São eles:
Devolução — o cliente não gostou do produto por alguma razão e decidiu devolvê-lo para o vendedor. Como o produto volta para o estoque e o cliente não pode emitir nota fiscal, quem emite é a empresa;
Transporte — no caso de a empresa que compra o produto assumir a responsabilidade de retirá-lo e transportá-lo;
Exposição — quando o produto volta de uma exibição em um museu ou galeria de arte, por exemplo;
Leilão — se o produto for arrematado, principalmente em leilões;
Nota fiscal não obrigatória — caso o vendedor não tenha a obrigação de emitir a nota fiscal;
Retorno de industrialização — ou seja, quando o produto é industrializado ao passar pelas mãos de um autônomo;
Importação — caso o produto seja importado, o documento do país de origem pode não ter validade aqui no Brasil.
O que é nota fiscal de saída?
A nota fiscal de saída se refere ao que sai da empresa. Isto é, aos produtos vendidos para os clientes — esse tipo de nota fica com eles. As notas fiscais de saída são emitidas com mais frequência em negócios que atuam no varejo.
Esses documentos servem para garantir os direitos do consumidor, comprovando compras e sendo úteis no caso de devoluções. Além disso, reduzem a burocracia e o tempo necessário em comparação com o antigo cupom fiscal.
Isso só é possível porque o documento é emitido de maneira eletrônica, reduzindo toda a burocracia do processo. Afinal, é mais fácil armazenar arquivos XML digitalmente do que um maço de documentos impressos. Esse tipo de arquivo conta com linguagens de marcação próprias, exigindo softwares específicos para leitura e conversão.
Lembre-se de que a nota fiscal relacionada aos produtos precisa ser emitida de maneira prévia, pois a nossa legislação não permite que mercadorias circulem pelo país sem documentação e registro.