Nível Estratégico, Tático e Operacional do Orçamento

0
460

Última Atualização 2 de dezembro de 2024

CEBRASPE (2015):

QUESTÃO ERRADA: A medição dos resultados da ação governamental é um elemento-chave do orçamento-programa. Nos níveis intermediários da administração, a mensuração é feita com base nos resultados dos programas, mediante o estabelecimento de metas ou produtos, o que constitui uma medida da eficiência da organização.

  • Nível Estratégico = Efetividade;
  • Nível Intermediário/Tático = Eficácia;
  • Nível Operacional = Eficiência.

CEBRASPE (2008):

QUESTÃO CERTA: De acordo com as classificações orçamentárias, o programa, que constitui o elo entre o plano plurianual e os orçamentos anuais, corresponde à articulação de um conjunto de ações, cujo resultado esperado é expresso por indicadores que permitem avaliar o desempenho da administração.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: O sistema orçamentário brasileiro perpassa por três fases distintas: a estratégica, que se traduz em escolhas que visam a melhorias no plano econômico-social; os planos de médio prazo, em geral setoriais e regionais, que expressam o detalhamento das estratégias; e os planos operativos anuais que consubstanciam os dois primeiros ao incorporar as necessidades financeiras, materiais e humanas das diversas metas, distribuídas em cronogramas devidamente aprovados.

Advertisement

O sistema orçamentário brasileiro perpassa por três fases distintas:

Estratégico – PPA

Tático –  LDO

Operacional – LOA

FGV (2024):

QUESTÃO CERTA: A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 174, explicita que a função estatal de planejamento é determinante para o setor público. Nesse sentido, estipulou que cada ente da Federação deve editar, periodicamente, instrumentos básicos de planejamento e orçamento. Entre esses instrumentos, assinale aquele que objetiva exercer um papel tático e intermediário entre o estratégico e o operacional, no que tange à integração das leis orçamentárias: LDO.