Última Atualização 8 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: As preocupações com a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT – estão fundamentadas nos estudos realizados pelo Instituto Tavistok de Relações Humanas de Londres. As contribuições desses estudos puseram em evidência os efeitos das minas de carvão para a saúde dos trabalhadores. Considerando a QVT, aponte a afirmação: O modelo de Nadler e Lawer sobre QVT está embasado em quatro aspectos: participação dos colaboradores nas decisões, reestruturação do trabalho, recompensas e ambiente de trabalho.
Modelo de QVT de Nadler e Lawler – Chiavenato (1999) descreve que, para Nadler e Lawler, a QVT está fundamentada em quatro aspectos:
• participação dos funcionários nas decisões.
• reestruturação do trabalho por meio do enriquecimento das tarefas e de grupos autônomos de trabalho.
• inovação no sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional.
• melhoria no ambiente de trabalho quanto às condições físicas e psicológicas, horário de trabalho etc.
A observação desses aspectos considera o ser humano como parte integrante das organizações, mostrando a evolução da importância delas.
QUESTÃO CERTA: Nadler e Lawler fundamentam a QVT em quatro aspectos: participação dos funcionários nas decisões, enriquecimento das tarefas, inovação no sistema de recompensas e melhoria no ambiente no trabalho.
QUESTÃO ERRADA: A racionalidade burocrática presente nas organizações do setor público evoluiu historicamente para estabelecer como elemento central da gestão de pessoas as práticas estratégicas que minimizam possíveis incongruências entre a natureza do trabalho e os resultados organizacionais.
Isso é característico da qualidade de vida no trabalho (QVT), e não propósito da racionalidade burocrática.