Motivação – definição

0
243

Última Atualização 20 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A motivação no trabalho caracteriza-se pelo esforço despendido pelo indivíduo para cumprir objetivos e metas previamente estipulados, ainda que dificuldades e obstáculos afetem seu desempenho profissional por um breve período.

De acordo com Robbins, “a motivação é a vontade de exercer altos níveis de esforço para alcançar os objetivos organizacionais.”

QUESTÃO CERTA: A motivação, como elemento essencial do ato, cria, para os administrados, possibilidades de terem conhecimento das razões de determinada prática adotada pela administração pública, o que evita obscuridades na decisão administrativa e cumpre uma das finalidades da motivação, que é a de garantir a segurança dos administrados.

QUESTÃO CERTA: A motivação é resultado de motivos internos e externos. Estes últimos são incentivos que o ambiente oferece.

“A palavra motivação tem origem no Latim (movere) e designa a condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Ou seja, refere-se ao impulso que leva à ação, sendo ele interno ou externo

Advertisement
. Segundo Udo (2003), a principal questão da psicologia da motivação é “por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?”

QUESTÃO CERTA: A motivação é um processo de tomada de decisão que envolve as percepções, os objetivos, as expectativas, as crenças e as metas pessoais.

QUESTÃO ERRADA: A motivação, um processo coletivo que atinge a equipe de trabalho, envolve a intensidade, a direção e a persistência dos esforços das pessoas para o alcance de metas.

Motivação é algo INTRÍNSECO, INDIVIDUAL!