Modelos da Adm. Pública

0
202

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: A administração pública gerencial, a administração pública burocrática e a administração pública histórica constituem os principais modelos para a gestão do Estado.

QUESTÃO CERTA: Segundo Santos (2014), os modelos de Administração Pública, destacados na história política brasileira, têm sido objeto de muitas controvérsias e discussões. Conforme as lições do referido autor, esses modelos são: O patrimonialista, o burocrático, o gerencial e o societal. 

Modelo societal: Entre os processos sociais precursores da administração pública societal, Paes de Paula e Prestes-Motta (2003) e Paes de Paula (2005) destacam: a emergência do campo movimentalista (composto por movimentos sociais, sindicatos, pastorais, partidos políticos e organizações não-governamentais), o êxito de experiências participativas de gestão municipal, o questionamento do “público” como sinônimo de “estatal” e o debate sobre a necessidade de um novo projeto político nacional, capaz de ir além dos ajustes gerenciais, promovendo o engajamento popular e o controle social. A administração pública societal apresenta quatro eixos: uma visão alternativa do desenvolvimento, a concepção participativa e deliberativa de democracia associada à noção de gestão social, o processo de reinvenção político-institucional e o novo perfil do gestor público.

Advertisement